Ao usar este site, você concorda com a nossa política de privacidade e Termos de Uso.
Aceito
Cabana do LeitorCabana do Leitor
  • Cinema
  • Séries
  • Games
  • Sports
  • Mangás/Animes
  • HQs
  • Livros
  • Música
  • Cabaneiro!
Procure
© 2024 Cabana. Todos os direitos reservados.
Leitura Bienal Rio: autores discutem diferença entre fantasia contemporânea e clássica
Compartilhe
Font ResizerAa
Cabana do LeitorCabana do Leitor
Font ResizerAa
Procure
  • Cinema
  • Séries
  • Games
  • Sports
  • Mangás/Animes
  • HQs
  • Livros
  • Música
  • Cabaneiro!
Siga o Cabana
© 2024 Cabana. Todo os direitos reservados.
Capa Cabana do Leitor 7
Livros

Bienal Rio: autores discutem diferença entre fantasia contemporânea e clássica

Rodrigo Roddick
Última Atualização: 08/09/2019 19:47
Rodrigo Roddick
Publicado 8 de setembro de 2019
Compartilhe

A ausência de Eduardo Spohr foi sentida no encontro entre autores nacionais reunidos pela Bienal para falar sobre “Mistério, Terror e Fantasia”. André Vianco, após fazer uma brincadeira simulando ser Eduardo Spohr disfarçado, apelou para sua participação no evento, mostrando como o escritor é querido. O debate também contou com a presença dos autores Karen Soarele e Felipe Castilho.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -
IMG 5251

O mediador Guilherme Dei Svaldi introduziu os convidados no tema ao evocar a literatura fantástica nacional clássica e, partindo desse ponto, lhes perguntou o que eles – escritores contemporêneos – têm que os clássicos não têm. A primeira resposta veio de Karen Soarele.

Leia Mais Na Cabana

rowling
J.K. Rowling ignora o Dia de Harry Potter para fazer ataques a pessoas trans
Rudy Pankow
Uma Segunda Chance | Novo filme baseado em livro de Colleen Hoover estreia em 2026
Josep Zada e Whitney Peak jogos voraves
Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita | Josep Zada e Whitney Peak farão os protagonistas

“A gente fala a língua que o leitor fala hoje em dia. Os clássicos são muito importantes porque eles fundamentam a nossa literatura, mas não tem essa ‘formação’ de leitor” disse Karen, autora de A Joia da Alma “Eu conheci pessoas que não gostavam de ler porque não conheciam essa parte gostosa da leitura”

karen soarlele arena sem filtro

André Vianco comentou que teve inspiração em clássicos e que eles lhe ensinaram como fazer o leitor virar a página atrás da outra, mas que não tinham o conteúdo que a gente tem hoje porque eles não viveram nos dias de hoje.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

“Eu estou em duas canoas: um pé no clássico e um pé no contemporâneo” afirmou Vianco, autor de Os Sete.

O bate-papo enveredou para a necessidade da fantasia e sobre suas características. Karen sinalizou que é “importante observar as analogias” que os autores constrõem utilizando acontecimentos contemporâneos com elementos fantásticos, pois é isso que o escritor deseja conversar com o leitor.

“Por mais que nossa literatura seja de entretenimento não, seja de terror, seja de fantasia, ela é também sobre o ser humano” explicou a autora “Ela é utilizada para tocar em assuntos que muitas vezes são complicados de conversar abertamente”

Entre algumas piadas e brincadeiras, os convidados levaram em consideração a recente censura ocorrida com as obras envolvendo tema LGBTQ+ de forma humorada. O mediador Guilherme chegou até fazer uma simulação de RPG instantâneo utilizando os convidados como personagens e a censura como o conflito a ser resolvido.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -
IMG 5248

Durante a conversa ainda foi abordada a importância de o leitor brasileiro ler autores nacionais e comentou como os interlocutores atuais adoram quando a história é ambientada em seu país de origem.

“Os leitores amam isso, se ver nas páginas” disse Vianco.

E Felipe Castilho explicou que a brasilidade pode estar presente no livro de várias formas, não apenas mencionar características nacionais.

“Você não precisa mecnionar ruas brasileiras no texto, mas pode levar o Brasil para dentro deste universo” argumentou Felipe, autor de Serpentário.

Karen Soarele contribuiu dizendo que “o Brasil vai além da extesão territórial. O Brasil somos nós”.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

O encontro ainda contou com sorteios de livros, perguntas da plateia e autógrafos.

The Vampire Diaries | Autora da saga, L.J. Smith morre aos 66 anos
Borderlands | Game ganha livro de receitas
Livros que ganharam adaptações em 2025 e 2026
TagsAndré ViancobienalBienal 2019Bienal do LivroBienal do Livro 2019bienal do livro RioBienal Internacional do LivroBienal XIXbienaldolivroFantasiaFelipe Castilhomistérioterror

Inscreva-se cabaneiro e receba notícias no seu e-mail.

Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Reddit Telegram Threads Copy Link

Encontre a Cabana

104kCabaneirosLike
3kCabaneirosSeguir
5.8kCabaneirosSeguir
3kCabaneirosCabaneiros
100CabaneirosSeguir
2kCabaneirosSeguir
180CabaneirosSeguir
50CabaneirosJoin
70CabaneirosSeguir
1.3kCabaneirosSeguir
- Anúncios -
Ad imageAd image
- Anúncios -
Ad imageAd image
© 2024 Cabana, todos os direitos reservados.
  • Política de Privacidade e Contato
newsletter imagem arte
Junte-se a nós!
Assine nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts etc.

Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
adbanner
login imagen login imagen
Seja Bem-Vindo de Volta!

Entre na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?