Connect with us

Livros

Bienal XIX 2019 vem aí: confira os destaques desta edição

Eduardo Spohr, Andé Vianco, Felipe Castilho e Raphael Montes são os convidados nacionais; C. J. Tudor e Mark Manson compõem o time internacional.

Rodrigo Roddick

Published

on

Como a acontece a cada dois anos, os leitores não sabem lidar com a espera até o início da Bienal do Livro. Muitos ficam de olho no reloginho que marca a contagem regressiva, outros apenas leem para não ver o tempo passar, mas existem aqueles que não conseguem se aguentar de ansiedade pare este que é o maior evento literário da América Latina. Um dos antídotos para essa situação é quando a programação é divulgada.

A Bienal já lberou a programação oficial completa em seu portal na internet, mas algumas atrações e alguns nomes merecem o devido destaque. Este ano, a feira vai homenagear o Japão, uma vez que o país vai sediar as Olimpíadas 2020. Por esse motivo haverá alguns encontros sobre a cultura japonesa, principalmente a literária.

Logo no início da feira, o público vai poder participar do debate “Entre mídias, telas e livros”, que vai receber os convidados Gabriel Bá (The Umbrella Academy) e Rachel Lippincott (A cinco passos de você). Josh Malerman também participaria deste evento, mas teve que cancelar sua vinda à Bienal devido à nova data de entrega de seu livro Malorie. A discussão vai girar em torno da transição entre livros, HQs, séries e filmes, que a cada dia está ficando mais fluida e multidirecional. O encontro vai ser às 19h do primeiro dia (30/08).

Pela manhã do dia seguinte (31/08), às 11h, os fãs de O Homem de Giz, O que aconteceu com Annie, Dias Perfeitos e Jantar Secreto vão ficar muito felizes com o encontro entre a autora C. J. Tudor e o prodígio brasileiro Raphael Montes. Os dois escritores estenderão o diálogo sobre o universo sombrio e macabro e, no fim, responderão perguntas da plateia.

Raphael Montes publicou recentemente o livro Uma mulher no escuro – romance que figurou como um dos mais vendidos na lista de ficção do Publishnews no dia 01/08 – e provavelmente deve aparecer no estande da Livraria Saraiva para autografar os livros dos fãs, apesar de ainda não estar confirmado. Ele volta no primeiro dia de setembro às 19h para o debate “A Sedução dos Thrillers“, que também vai contar com a presença de Kanae Minato e Eliana Alves Cruz.

Mark Manson, autor de A Sutil Arte de Ligar o Foda-se, chega à Arena #SemFiltro às 13h do mesmo dia (01/09) para conversar com Leo Lanna e Nelito Fernandes – dois responsáveis do canal Sensacionalistas – sobre a filosofia bem-humorada empregada no livro e sobre formas de encarar a realidade dura diária.

Saltando para o último dia de Bienal (08/09), os leitores de A Batalha do Apocalipse e Filhos de Éden não poderão perder o encontro com autor Eduardo Spohr, que vai abordar o tema “Mistério, Terror e Fantasia”. Participando da conversa estarão também os autores André Vianco (Os Sete, Turno da Noite, Penumbra), Felipe Castilho (A Ordem Vermelha, Serpentário) e Karen Soarele (A Joia da Alma, A Deusa no Labirinto).

Durante o evento ocorrerão diversos bates-papos, encontros e atrações interessantes que abordarão temas sociais como feminismo, literatura LGBT e representatividade negra nos livros, como também discussões acerca da Educação e da situação política do país, fé e espiritualidade, padrões de beleza e outros.

Além de passear pelos estandes das editoras e adquirir os livros desejados, os leitores também poderão se divertir em conversas mais descontraídas sobre games, bem como encontrar com seus youtubers favoritos.

A Bienal do Livro também vai ser uma ótima oportunidade para descolar o autógrafo do Gustavo Ávila – autor de O Sorriso da Hiena, que publicou recentemente Quando a luz se apaga – e visitar nomes frequentes da feira como Thalita Rebouças (Fala sério, mãe?) e Maurício de Sousa, ilustre criador de A Turma da Mônica.

Bienal do Livro XIX 2019

Local: Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ

Data: 30 de agosto a 08 de setembro de 2019

Horários: dias de semana: 09h às 21h; sexta-feira: 09h às 22h; finais de semana: 10h às 22h.

Valor: R$ 30 (inteira)/ R$ 15 (meia-entrada)

Compra online: www.bienaldolivro.com.br

Ponto de vendas no Solar de Botafogo (Rua General Polidoro, 180, em Botafogo): de terça a domingo, das 15h às 19h30.

Autores, bibliotecários, professores e profissionais do livro possuem direito à gratuidade, mas precisam se cadastrar na guia Visitantes

Comments