Connect with us

Colunistas

Blog sobre filmes – Como as táticas de SEO podem ajudar

CONTEÚDO PUBLICITARIO.

Edi

Published

on

Uma das alternativas para quem quer investir em um projeto na web é criar um blog. Ao fazer isso você, com o passar do tempo, terá condições de atrair e conquistar um público fiel de leitores e até mesmo tornar esse blog rentável.

O caminho básico para profissionalizar um blog e fazer dele uma fonte de lucros é utilizar uma plataforma de qualidade. A plataforma é o sistema de gerenciamento do seu blog, onde você vai efetuar as suas postagens inserindo textos, vídeos e outras mídias.

E quando a conversa gira em torno de plataforma, a mais indicada, tanto por blogueiros profissionais e iniciantes, é o WordPress. Ele apresenta templates diversificados que se enquadram aos mais variados tipos de conteúdo.

Além de uma plataforma dotada de bons recursos, outro aspecto importante para quem vai investir em um blog é escolher um bom nome de domínio. Ele assegura mais profissionalismo e seriedade para o seu projeto.

No entanto, de nada adianta uma boa estrutura e um domínio se o seu blog não tem um bom conteúdo, não é atualizado com frequência ou apresenta conteúdo aleatório.

Se você quer ter um blog e lucrar com ele é importante ter credibilidade para atrair leitores. Nesse caso, é importante falar de algum tema que você aprecia e conhece muito bem.

Blog sobre filmes

Se há um tema que chama a atenção de vários perfis de público são os filmes. Além disso, a cultura pop e digital está muito atuante, por isso, falar sobre filmes é uma alternativa válida.

Além disso, como o tema “filme” é muito amplo e o cinema é permeado por vários gêneros e subgêneros, você pode optar por trazer informações a respeito de algum gênero específico, isso, inclusive, facilita segmentar o seu público e o trabalho de pesquisa.

Uma opção é falar sobre filmes de terror, ou apenas filmes de animação, ou quem sabe optar por fazer um blog sobre filmes independentes que o público desconhece. Essa é uma alternativa válida para trazer um diferencial ao seu blog.

Porém, se você preferir pode apostar mesmo em um blog de filmes que se comunique em peso com a comunidade nerd falando sobre filmes de ficção científica, fantasia e super-heróis.

Enfim, independente do conteúdo adotado para o seu blog, é fundamental que ele seja bem posicionado nas páginas de resultado de sites como o Bing, o Yahoo e principalmente o Google.

Se você tem o objetivo de monetizar o seu blog é importante que ele tenha audiência. Para isso ele deve ser facilmente encontrado. E é aí que as técnicas de SEO entram para salvar o dia.

As táticas de SEO para o seu blog de filmes

As técnicas de SEO consistem em procedimentos e ações que tem o objetivo de posicionar da melhor maneira possível o seu site nas páginas de resultado.

A mecânica do SEO é um tanto complexa, mas um dos principais fatores está no uso correto das palavras-chaves onde o seu blog ganha relevância diante dos algoritmos do Google, assegurando para ele posições privilegiadas em seus resultados. 

A utilização das palavras-chaves nas postagens, nos títulos e até nas descrições das imagens, é o combustível que move o SEO. 

Por exemplo, se o seu blog falar sobre filmes de super-heróis, algumas palavras-chaves poderão ser “super-heróis Marvel” ou filmes de super-heróis. 

Além disso, até mesmo o nome de personagens conhecidos podem ser palavras-chaves, tais como “Wolverine”, “Batman”, “Superman” e por aí vai.

A importância das palavras-chaves residem no fato de que, certamente, o seu público vai digitar algumas delas no campo de pesquisa do Google. Em suma: as palavras-chaves são as iscas que você utiliza para fisgar leitores.

Se você usa o WordPress como plataforma é possível usar o plugin chamado Yoast SEO, concebido especialmente para facilitar o uso adequado das palavras-chaves relacionadas ao seu projeto.

No entanto, não é só de palavras-chaves que se vive o SEO. Outras abordagens também são necessárias. Vamos ver algumas delas? 

Link building

A construção de links consiste em utilizar nas postagens tantos os links internos (que estão em seu blog e levam para outras postagens) quanto links externos (que estão em outros blogs e sites e levam para o seu blog).

Aos olhos atentos do Google, os links trazem relevância para o conteúdo que você oferece. Por isso, fazer parcerias com outros blogs e sites de boa relevância é essencial para ter sucesso com SEO. 

Design Responsivo

É o que torna o seu blog acessível para qualquer dispositivo, seja em um desktop ou em dispositivos móveis. 

Lembre-se que atualmente as pessoas praticamente não vivem sem os seus smartphones, por isso, a responsividade é essencial.

Otimização de Thumbnails e vídeos

É importante que um blog, ainda mais sobre filmes, seja rico em imagens. Porém, mais importante ainda, é otimizar as thumbnails (imagens de capa) com boas descrições. 

Outro grande fator importante para o SEO de vídeos é caprichar nas descrições de meta-dados e também tornar as URL’s amigáveis. Lembre-se que em um site todas as ações on-page são relevantes para os buscadores. 

Tenha uma boa hospedagem de sites 

E falando em vídeos, uma boa hospedagem de site evita que o número elevado de acessos em seu blog o tornem lento. Por isso, se você usa a plataforma WordPress, um exemplo de um bom serviço de web hosting é a hospedagem WordPress.

Conclusão

As vantagens de investir em um blog sobre filmes é a diversidade de conteúdo. Falar sobre a premiação do Oscar, sobre lançamentos e também a respeito de filmes nostálgicos atiça a curiosidade de quem sempre procura por esse assunto.

Portanto, com as táticas de SEO, o seu blog sobre filmes tem tudo para ser referência entre os fãs.

Comments