O impacto do Sindicato dos Produtores da América (PGA) é enorme na indústria cinematográfica como um todo.
Prova de sua influência é que nos últimos dois anos a entidade conseguiu “prever” os grandes vencedores da noite do Oscar… Como? Através de sua própria premiação, sendo que muitos de seus membros também votam pela Academia.
Divulgada dia 8 de março, a lista de nominados na PGA tem 10 longas. Agora, esses 10 filmes estão ainda mais cotados para ganhar alguma das estatuetas. Eles são:
- “Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7)”
- “Borat: Fita de Cinema Seguinte (Borat: Subsequent Moviefilm)”
- “Mank”
- “Judas e o Messias Negro (Judas and The Black Messiah)”
- “Nomadland”
- “A Voz Suprema do Blues (Ma Rainey’s Black Bottom)”
- “Minari – Em Busca da Felicidade (Minari)”
- “Uma Noite em Miami (One Night In Miami)”
- “Bela Vingança (Promising young Woman)”
- “O Som do Silêncio (Sound of Metal)”
Os favoritos das últimas premiações aparecem na lista, como “Os 7 de Chicago”, “Mank”, e “Nomaland”. Para muitos, a grande surpresa são os dois filmes da Amazon Studios que entraram na lista: a comédia “Borat” e o drama “Sound of Metal”, que tem Riz Ahmed cotado a concorrer por melhor ator. Ambos ressurgem com mais força para as próximas premiações, uma vez que vinham sendo relativamente esquecidos.
A outra surpresa não foi referente aos nomes que estão na lista, mas aos que deixaram de entrar. “Da 5 Bloods: Irmãos de Arma”, do diretor Spike Lee, ficou de fora e muito provavelmente não deve ser indicado a melhor filme. Outro filme que não entrou na lista da PGA foi “Soul”, dos estúdios da Disney-Pixar.
“Os 7 de Chicago” parece cada vez mais perto de confirmar seu favoritismo, porém agora Borat 2 parece ter alguma chance. Quem vencer a premiação da PGA, que acontece no dia 24 de março, tudo indica que estará com as mãos na estatueta de melhor filme.