Uma da série mais vista e mais comentadas dos últimos anos está sendo a série de ficção cientifica 1899 da Netflix, vendida como sendo uma produção dos mesmos criadores de Dark, outra grande série do streaming, o problema é que uma quadrinista brasileira acusa a série de usar elementos de uma obra que ela criou.
Mary Cagnin é uma quadrinista brasileira e acusa os criadores da série da Netflix 1899 de usar elementos idênticos ou bem parecidos de sua obra de ficção em quadrinhos Black Silence de criação da autora.
Os elementos variam de pontos da história como até mesmo elementos gráficos, estéticos e do próprio roteiro da série da Netflix.
Segundo Mary, a série 1899 usa de elementos criados por ela no quadrinho Black Silence que ela distribuiu na Feira do Livro de Gotemburgo, e ela fez isso distribuindo para artistas, criadores e executivos de diversas empresas a fim de divulgar o seu trabalho, com isso, ela especula que alguém possa ter usado a sua obra para introduzir a série 1899.
Até o momento a Netflix ou alguém da produção da série não se pronunciou sobre a denúncia de plagio, mas a autora brasileira está tendo grande aparo em suas redes sociais após apontar a situação e a frustração pelo mesmo.