Um dos jogos para a plataforma mobile mais completo e conhecido no Brasil e mundo, Call Of Duty: Mobile, está enfrentando problemas com seu servidor da América Latina, onde os jogadores estão com muitas dificuldades, a alta recorrência de lag e bugs de armas, personagens e até em alguns mapas, que faz com que muitos dos players desanimem de jogar.
Além disto há também prejuízo para os criadores de conteúdo da área e as equipes competitivas, onde em campeonatos, alguns de seus jogadores ficam parados na base por simplesmente não conseguirem se movimentar no mapa, com muito atraso para contar os tiros no inimigo ou até mesmo Rollback.
Buscamos saber a opinião de alguns jogadores e produtores de conteúdo da área e o Lanex, narrador e organizador do campeonato da SuperCOD, disse:
“Quanto aos servidores na região SA, ao narrar e transmitir como espectador os jogos do cenário competitivo, noto que tem sido cada vez mais comum vermos alguns jogadores ficarem travados na base, sem conseguirem se mover; em outros casos, alguns players são vistos entrando em pixels anormais, como a escada do Hotel e a van próxima à base guerrilha, no caso do mapa Standoff, e em vários cantos de objetos tridimensionais em vários mapas, quando o jogador entra em contato com esses locais” Lanex prosseguiu “Isso frustra o público e tende a afastar possíveis investidores para os nossos eventos.”
Outros jogadores como Fernanda (Pink Devil), player profissional de Call Of Duty: Mobile, deixaram claro a sua insatisfação:
“Acho que esse defeito é extremamente grave, por que tem vários jogadores, tanto do competitivo quanto de ranked que estão sofrendo com o servidor, problemas de má conexão e lag, e na maioria das vezes a culpa não é nem da internet!”
“Isso acaba desanimando muito, sem falar nos bugs que tem, quando você passa do lugar e o inimigo te mata mesmo assim como se estivesse na frente dele ainda, desanima muito.”
Hawk, jogador profissional pela Enxame Gaming, também falou sobre suas experiência com o jogo:
“Então Aninha, eu particularmente tenho tido problemas com o servidor desde quarta-feira, 03/09/2020. O problema seria muito “roll back”, onde nossos personagens ficam indo e voltando nos lugares. Os tiros não registram mesmo estando com a mira no inimigo, e quando conseguimos abatê-los demora muito para contabilizar a baixa. Esses bugs acontecem com o ping normal dentro do jogo, no meu caso, 20 de ms.”
E finalizou dizendo sobre como se sente, na posição de um jogador profissional, com esses problemas:
“Me sinto bastante frustrado e desmotivado principalmente com a proximidade da etapa 4 do mundial, onde seria o principal momento de termos um servidor estável.”
Também conversamos com alguns criadores de conteúdo, e perguntei como eles se sentem e quais suas dificuldades em relação ao Lag. Evandrão é Streamer, jogador profissional pela New Stars, também com a falta de instabilidade do servidor.
“Bom, eu particularmente tenho sofrido o problema que está afetando a maioria dos players, que é a oscilação no meio das partidas, Desync e Roll backs aleatórios que acontecem mesmo com um bom ms. Isso sem levar em consideração que eu jogo em um Rog Phone II com uma internet de 100MB, então realmente algo está errado[…]” E ainda completou, falando sobre os problemas de atualização que vem acontecendo no game “Jogadores com internet e aparelho inferior ao meu devem estar sofrendo MUITO mais do que eu, disso não tenho dúvidas.
Outro problema que eu sei que a galera tá sofrendo bastante é a tela preta, toda atualização afeta uma grande porcentagem dos dispositivos (até dispositivos de alta qualidade). Então é basicamente essa junção de problemas que tá rolando e desanimando a maioria dos players, inclusive a mim. Mas fazer o que né, quando a gente gosta do game… O jeito é soltar a voz pra Activision e ficar na esperança deles solucionarem o quanto antes esses erros. Pois quanto mais demorarem, o número de players que irão desistir do game com certeza vai aumentar bastante.” Complementa Evandrum.
Enquanto a isso, outros jogadores relatam que às vezes são “kitados” da partida por não conseguirem sair da base por conta da queda do servidor, logo após conseguirem voltar a partida ela já havia terminado e recebiam um e-mail dentro do jogo avisando a penalidade e a retirada dos seus pontos/XP na rankeada. Segue abaixo alguns vídeos e fotos enviados:
Além destes depoimentos e do vídeo, fizemos uma enquete com a comunidade do jogo, onde quase 300 jogadores participaram.
Na primeira pergunta, sobre se o jogo costuma ficar com o ping alto, 45% dos jogadores disseram, muitas vezes e 42,5% disseram que em algumas vezes.
Em outra perguntamos em qual versão os Players começaram a observar essa alternância de ping, e 32,8% dos jogadores disseram que começaram a perceber apenas na Season 9, enquanto 31,4% na Season 8 e 7, os outros 35,8% se dividiram entre as Season 6 a 1.
Questionamos também sobre se esses problemas que tem acontecido no jogo faz com que eles desanimem, e 70% disseram que Sim. Estes problemas de conexão faz com que muitos jogadores desinstalem Call of Duty: Mobile dos seus aparelhos.
Um empecilho para o campeonato mundial
Estes problemas de ping não afetam apenas os jogadores casuais e profissionais em seus CWs (Clã War) e Campeonatos, mas também levou a desentendimentos no evento World Championship 2020, que foi feito pela Activision em parceria com a Sony.
Neste campeonato, após iniciar a primeira qualificatória no dia 9 de julho, recebeu muitas críticas dos próprios jogadores, aonde jogadores brasileiros jogaram com times de fora do Brasil, alguns mexicanos, outros argentinos, peruanos e chilenos, em que houve uma discrepância enorme de conexão, deixando os jogadores das equipes brasileiras com ping muito alto enquanto os jogadores estrangeiros estavam com o ms normal, mesmo com o host (dono da sala) sendo um integrante da equipe brasileira.
Conversamos sobre esse assunto com o Araújo, jogador profissional da FEB e-sports, Youtuber e Streamer:
“Quando eu joguei contra os mexicanos, a diferença de ping e o lag foram absurdas, beirando o ridículo, sinceramente não era uma partida nenhum pouco justa, não envolvia nenhum tipo de estratégia, o nosso inimigo era somente o LAG.”
Perguntamos também se ele chegou a perder alguma partida das qualificatórias por conta do lag, e ele disse:
“Sim, contra o time da Eleventy, um time mexicano que particularmente nós só perdemos pois o ping não estava ao nosso favor, pois em quesitos táticos da equipe e habilidade individual era discrepante a nossa superioridade”
Para completar questionamos sobre se o time dele procurou suporte de staffs oficiais do campeonato e ele afirmou que sim, porém não obteve mudança:
“Sim, chegamos a reportar que não estávamos jogando nenhuma partida no nosso ping. Não me lembro muito bem do que o suporte disse, mas basicamente foi “Não podemos fazer nada a respeito disso.””
Outro Player que entrevistamos foi o Noel, jogador profissional pela Godsent, nas pergunta que fiz sobre se o time dele havia perdido algum jogo das qualificatórias, ele respondeu que sim, contra um time mexicano, e pelo mesmo motivo, latência muito alta em relação ao adversário:
“Latência alta foi o principal problema, jogamos com 90ms e eles com 10ms.”
Por fim, estes problemas que vem afligindo tanto aos jogadores casuais quanto aos organizadores de campeonatos, criadores de conteúdo e jogadores profissionais, que em todos os casos alegam que gera além de uma grande dificuldade para jogar, traz também desânimo e desapontamento com o game.
“Todos nós amamos o jogo, e queremos uma mudança, estamos dispostos a dar nosso feedback quando pedirem, e divulgaremos o jogo, através de vídeos, streams e conversando com outros amigos, mas com o jogo desse jeito é impossível recomendar a alguém, e principalmente criar conteúdo sobre ele.”
Procuramos a Activision Brasil para se pronunciar sobre o problema, e tão longo haja a resposta atualizaremos a matéria.