Disputas comerciais entre os Estados Unidos e o Canadá arrastaram uma vítima improvável: jogadores de jogos de cartas colecionáveis.
A CBC informa que os cartões de Magic: The Gathering e Pokemon Trading Card Game estão entre os produtos atingidos por uma tarifa de 10% no Canadá em resposta à tarifa dos Estados Unidos sobre aço e alumínio canadenses. A tarifa de 10% foi emitida para todos os produtos de “baralho” vendidos na fronteira dos EUA/Canadá, o que parece incluir jogos de cartas colecionáveis.
Embora o governo canadense tenha se recusado a fornecer explicações específicas sobre o motivo pelo qual eles escolheram certos produtos a serem atingidos, a tarifa provavelmente foi projetada para atingir a Companhia de Baralho dos Estados Unidos, que tem sede em Kentucky e produz as populares cartas de baralho.
No entanto, a proibição também prejudicou as lojas de jogos. A CBC entrevistou Dave Tellier, dono da Torre do Mago de Ottawa, que armazenou o mais novo produto de Magic antes que as tarifas entrassem em vigor no dia 1º de julho. “Quando isso acabar, os 10% – veremos o aumento imediatamente”, disse Tellier sobre as tarifas.