Tivemos a grande oportunidade de entrevistar Fernando Mendonça, o dublador de Marc Spector na série da Disney+, Cavaleiro da Lua. Confira:
Muito obrigada por ter topado falar com a gente! Admiramos muito seu trabalho!
Oi, primeiro quero agradecer a oportunidade de bater esse papo com vocês e dizer que é uma honra saber que vocês estejam curtindo e prestigiando meu trabalho.
Qual a sensação de dublar um personagem no universo Marvel?
As emoções e sensações são várias: Nervosismo ao fazer o teste. Ansiedade esperando o resultado. Euforia quando descobri que tinha passado. Foco e compromisso durante o processo de gravação. Alegria e gratidão após o lançamento.
O público te recebeu bem em Cavaleiro da Lua? Como tem sido o feedback?
Nossa, muito. No início havia uma expectativa grande por se tratar de uma série tão importante pro MCU e por boa parte dos fãs estarem acostumados com a voz do Philipe Maia no Oscar Isaac, mas quando o primeiro episódio foi lançado a recepção do público foi imediata. Eu recebi inúmeras mensagens de carinho, continuo recebendo até agora. A minha gratidão é do tamanho da lua.
Como é fazer a transição de personalidades durante a dublagem em Cavaleiro da Lua? É muito desafiador? Isso é feito na hora ou pós produção, como é o processo?
O desafio foi procurar duas vozes distintas que ao mesmo tempo soassem muito naturais e que ainda combinassem com o biotipo e a proposta de interpretação do Oscar Isaac. Além de dublador, sou cantor, desenhista e animador. Tudo isso exige muito da minha observação. Por natureza, costumo observar e imitar. Assim, guardo um repertório de vozes e tipos que posso acessar sempre que possível. Nas gravações, primeiro gravamos um personagem, depois o outro. Mas em alguns momentos quando um personagem fazia a transição pra outro eu tinha que fazer na hora. A única pós produção que rolou foi feita por uma equipe de mixagem em Shepperton na Inglaterra. Lá eles mixam as vozes pra que elas soem reais nos ambientes. Como por exemplo, a reverberação das vozes dentro da pirâmide.
Qual foi sua cena favorita de dublar?
É impossível escolher uma cena favorita. Eu simplesmente amo todas. Mas eu adoro gritar. Amei dar os gritinhos agudos do Steven durante a fuga dos capangas do Harrow nos alpes e também os gritos guturais de Marc durante a crise de sanidade dele no quinto episódio. Mas as cenas que mais me emocionaram, acredito que são as mesmas que mais emocionaram vocês.
Sem spoilers: o que você acha que o público pode esperar do futuro do Cavaleiro da Lua?
Eu não faço a menor ideia. Eu só desejo que o futuro dele seja longevo porque eu amei dar voz a todas as personalidades do Cavaleiro da Lua. Oscar Isaac é um ator genial e cheio de carisma. Virei fã dele depois dessa produção.
-E por último: qual herói da Marvel, MCU ou HQ, você se identifica mais?
Eu me identifico muito com o Deadpool e do Homem Aranha, mas também curto muito o Steven de Senhor Lua. Principalmente no último episódio. Acho que é o que parece mais comigo.