O CBLOL, campeonato brasileiro de League of Legends, será transmitido em inglês a partir deste ano. A novidade planeja alcançar o público internacional com transmissões produzidas pela desenvolvedora Riot Games.
Durante coletiva de imprensa, Carlos Antunes, Head de Esports da Riot Games, comentou sobre a iniciativa, prevista para acontecer a partir do 2º Split de 2023. O líder mencionou as reflexões que aconteceram durante o período de recuperação, especialmente sobre o diferencial do cenário.
”A gente já vinha trabalhando para estar entre os grandes no sentido de sentimento da comunidade, curva de crescimento e desempenho, e na provocação do que o CBLOL tem, que nenhuma outra liga possui? O que a gente pode apresentar como conteúdo novo”
CBLOL ao nível de Liga Global
Nos dois últimos anos, ainda num período pós-pandemia, a empresa reconheceu o destaque da região e a paixão do público por competições, como algo expansível, ao nível de Major League.
Após um retorno bem sucedido na temporada 2022, a Riot Games Brasil tomou os resultados de audiência e engajamento do público, como prova suficiente para considerar o CBLOL como uma liga global.
O time global da Riot entende que o CBLOL está no momento de se tornar uma liga global. Este é o ano que vamos levar o CBLOL para inglês e para o mundo. Vamos mudar a forma como se consome esports no mundo.
Declarou o executivo.
Segundo Carlos Antunes, a novidade é fruto de uma parceria com o time global de esports de League of Legends, seguindo o modelo do LoL Esports, em que os canais globais já transmitem as ligas maiores em inglês.
Desse modo, o cenário nacional também terá uma oportunidade de apresentar as ligas para a audiência internacional.
Ao desenharmos esses projetos com o time global, eles foram vendo, ao longo dos dois últimos anos, que a nossa região tem esse potencial. A nossa própria recuperação pós-pandemia foi mais evidente do que outras regiões. Foi um trabalho que começou há muito tempo, de mostrarmos que não somos uma liga isolada. Na verdade, traduzimos alguns dos maiores valores que o League of Legends esports traz: paixão do público.
Afirmou o Head de Esports.
Watch Parties? Nada tão simples assim
Além disso, o executivo declarou que não desejam fazer do projeto uma Watch party, mas uma transmissão estruturada, assim como o próprio CBLOL é. O objetivo é tirar o projeto do papel e realizar algo mais ambicioso, de forma presencial, com estúdio e equipe em Los Angeles, nos EUA.
Segundo o Esports Charts, durante o 2º Split do CBLOL 2022, a competição ficou em 5º lugar no Ranking de campeonatos regionais mais assistidos do mundo, com 14,28 milhões de horas assistidas e alcance de 331 mil espectadores durante a final entre paiN X LOUD.