Connect with us
LOJA DC 4

O famoso site CBM, em editorial hoje a noite sugeriu que a celebre Piada Mortal seja esquecido. Segundo o editorial, o estupro de Barbara Gordon é o motivo mais forte para que isso aconteça.

Para o editorial assinado por Mark CassidyAlan Moore foi “misógino” na composição da historia com o estupro da personagem, “Este horrendo crime em uma graphic novel que ele teve a ousadia de chamar ‘A Piada Mortal’ Esse livro em quadrinhos foi escrito há muito tempo, mas agora vamos ter de lidar com todo um novo lembrete da tragédia de indução  – porque eles vão desenvolver uma animação sobre isso”.

Ela finaliza dizendo que “Os eventos daquele dia terrível em Gotham devem ser apagados da existência, juntamente com os seguintes exemplos de vitimização da vida real de / violência contra / leve desconforto sofrido por mulheres detalhados de várias formas na ficção, sem qualquer mérito artístico”. A Piada Mortal foi uma das graphic novel mais celebres já feitas, aqui no CDL Érika Alapulof escreveu um artigo falando dos motivos de achar a Piada Mortal como a melhor historia já feita sobre o Coringa e o Homem-Morcego.  

Claro que violência contra a mulher feita de maneira recorrente é uma coisa que deveria ser evitada em qualquer mídia, assim como fizemos um artigo de repudio da série Game of Thrones em que uma série de pessoas de auto perfil se revoltaram em redes sociais sobre os estupros em demasia da série. Por outro lado o que o artigo ignora e o motivo do estupro. Poucas coisas poderiam tirar a sanidade do detetive Gordon e o Coringa usou justamente aquilo que poderia o deixar louco. Ou seja, a cena do possível estupro não foi uma coisa aleatória e sem fundamento, ela teve um objetivo, não foi apenas uma tentativa de chamar mais a atenção na audiência da historia, ela teve o motivo e intenção real de deixar o detetive louco, com o Coringa falhando por fim. James no final ainda ajuda o Batman a deter Coringa e a prende-lo, mostrando que nem todos podem ser corrompidos.

O que você acha? ‘Piada Mortal’ é uma piada de mal gosto? 

Edi on FacebookEdi on InstagramEdi on Twitter
Edi
Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.
Comments