Uma das presenças confirmadas para a CCXP23 era da quadrinista Patricia Breccia, porém depois de declarações racistas a vinda da artista foi proibida ao evento como convidada.
Patricia Breccia era convidada da Risco Editora, uma empresa de publicação com foco em artistas clássicos e independentes. Em uma publicação no seu facebook a quadrinista argentina disse que um homem negro gordo, que ela chama de “gorila obeso marrom do Congo” roubou seu celular no onibus que estava, no final após uma série de ofensas racistas, ela faz campanha a Javier Milei (politico de extrema direita da Argentina e recem eleito presidente do país).
“Olá a todos: um gorila obeso e marrom, daqueles que abundam no Congourbano, acabou de me roubar o celular. (No coletivo) quero avisar meus contatos do Whatsapp que se receberem alguma mensagem minha agora, não sou eu. O WhatsApp estava aberto quando o primata marrom tirou de mim. Vocês percebem porque era urgente que Milei ganhasse?????”
A editora que traria a quadrinista ao país então se manifestou sobre o ocorrido cancelando a vinda da artista ao Brasil pelo evento da CCXP: