A Comcast está fazendo o melhor possível para garantir que uma raposa e um mouse nunca se juntem.
A Comcast fez uma oferta em dinheiro de US $ 65 bilhões para adquirir grande parte dos ativos de cinema e televisão da Fox, suas participações internacionais e sua participação no serviço de streaming Hulu.
A gigante da tv a cabo da Filadélfia disse hoje, nesta quarta-feira, que fez uma oferta maior do que a da Walt Disney de US $ 52,4 bilhões para a maior parte dos ativos de TV e estúdios da Century Fox, uma manobra agressiva que, se bem sucedida, se casaria com a rede de transmissão NBC e o estúdio de cinema Universal com o da rede de tv a cabo FX, 20th Century Fox, um grupo lucrativo de redes regionais de esportes e uma participação na transmissora via satélite British Sky. A Fox pretende manter a Fox Broadcasting, a Fox Sports e a Fox News sob seu domínio corporativo. A Comcast informou que oferecerá US $ 35,00 por ação em dinheiro, o que, segundo a empresa, representa um prêmio de aproximadamente 19% sobre o valor da oferta de ações da Disney.
“Há muito tempo admiramos o que a família Murdoch construiu na Twenty-First Century Fox”, escreveu o CEO da Comcast, Brian Roberts, em uma carta à família Murdoch, controladora da Fox. “Depois de nossas reuniões no ano passado, saímos convencidos de que os negócios da Fox a serem vendidos são altamente complementares aos nossos e que nossa empresa seria o lar estratégico certo para eles.”
A Fox já havia planejado convocar uma reunião com investidores no dia 10 de julho para tratar da venda de suas propriedades, mas poderia adiar o evento se seus executivos acreditarem que os acionistas precisam revisar materiais adicionais.
Sob os termos do acordo proposto pela Disney para a Fox, a empresa controlada pela família Murdoch estaria em condições de pagar uma taxa de rompimento de US $ 1,52 bilhão se a Fox sair do pacto por qualquer motivo não relacionado a um bloco regulador da transação. A Fox disse que seu conselho de diretores recomenda que os acionistas votem a favor da proposta de vender para a Disney.
Um acordo reforçaria a Comcast de maneira semelhante a Disney, acrescentando um novo peso às operações de produção de filmes da Universal, à unidade NBC Sports e às operações de programação a cabo, entre outras propriedades.