Charissa Barton é a coreógrafa da abertura da série de sucesso da HBO Max, Pacificador, e a responsável por todos nós sermos incapazes de pular aquela belíssima abertura.
“é tão bom saber que brasileiros gostaram, eu me diverti tanto criando essa coreografia… O trabalho final foi divertido, trabalhamos de maneira séria pra que tudo fosse feito a tempo. A energia do ambiente, um apoiando o outro, tanto o time quanto o próprio James [Gunn]… Foi uma experiência alegre e eu gostei demais que todo mundo achou tão divertido quando a gente achou lá enquanto gravava”
O que te inspirou a fazer uma coreografia tão diversificada para Pacificador? Vimos que você misturou muitos estilos diferentes em uma sequência, como foi o processo de criação? O que te inspirou?
É interessante, sabe, toda vez que eu crio algo novo, eu tenho um processo de criação diferente. Eu não sabia onde eu iria chegar, só deixei o sentimento me levar na música. Eu fiz um pitch pro James para coreografar a série, eu já conhecia um pouco o trabalho dele, então me baseei nisso. A única informação que eu tinha era ‘o pacificador estará no meio do cômodo e fará uma dança estranha, a dança vai terminar com o Eagly pousando’.
O James adora colocar umas sequências de dança no trabalho dele. Ele te ajudou nesse processo de criação para a abertura de Pacificador?
Bem, uma das coisas que eu mais gostei do James foi que ele me deu uma autonomia gigante para criar a abertura de Pacificador. Seguimos caminhos paralelos de criação e só nos encontramos no dia de filmar a abertura. Tivemos muitas medidas preventivas devido ao COVID, então nada de muitas aglomerações. Eu tinha uma ideia, enviada pra ele e ele me dava um feedback. Ele é um diretor aberto a ideias, que colabora e te apoia bastante! Isso fez uma diferença, sabe.
Foi tudo filmado em um dia, certo?
Sim, tudo em um dia em uma escola! Foi tudo muito rápido! Muito mesmo. O James já postou sobre isso, mas mesmo tudo sendo rápido na hora de filmar, tivemos um excelente trabalho de preparação. Então, tudo bem, mesmo sendo um dia, todos sabiam o que fazer.
Uma coisa exótica de se ver na sua coreografia é que conseguimos ver as letras sendo dançadas, cada um de sua maneira, por exemplo o ‘Pacificador’ é mais rígido e absoluto em seus movimentos. Como você passou a energia de cada personagem em um movimento?
Isso foi algo que pensei sobre no meu processo criativo para a abertura de Pacificador, mas eu não queria pensar demais sobre isso. Foi intuitivo. Quando construo uma coreografia, tento pensar na história que eu quero contar, não apenas em mover isso e aquilo. Eu queria que vocês ficassem surpresos! HAHA Eu fiz tudo em camadas, criei um clímax e usei uma técnica para manter vocês vidrados. Eu acho que nunca compartilhei meu ‘ingrediente secreto’, mas são camadas. Não consigo explicar muito bem o que são camadas, nem para os atores viu, mas essa é minha técnica. Contrastar peso e um levantamento de mão com os altos da música. Mas é isso, não é algo óbvio, eu fiz isso justamente pra vocês não saberem o porquê.
Você pensou em algum momento que essa abertura viraria um trend?
Eu tento não criar expectativas porque aí não tenho que lidar com desapontamento, sabe. Mas eu adorei, fiquei muito animada!!!
Eu jurava que você tinha pensado em virar um hit mesmo! Porque você criou uma coreografia que todos conseguem fazer, com movimentos simples!
Eu trabalhei com muitas pessoas que não são dançarinos para fazer isso, por exemplo, eu sou casada com um ator que não é um dançarino [Alan Tudyk] e aí eu testava o que eu criava na perspectiva dele. Eu queria que fosse desafiador e não que fosse intimidador, sabe? Ai no meio da noite eu gritava “ei amor, eu tenho uma ideia, levanta e faz esse movimento aqui, testa isso pra mim” [risos]. Se ele fazia algo e ficava frustrado de uma maneira ruim, eu não adicionaria isso na coreografia.
Quanto tempo de ensaio num total com o elenco de Pacificador?
Eu trabalhei com dançarinos na hora da criação, profissionais sensacionais, até postei no meu Instagram. Com eles, eu trabalhei por 10 dias. Mas com os atores foi tipo três ou quatro horas cada um! Eu gravava um vídeo e eles treinavam em casa, mas presencialmente foram apenas poucas horas.
Por isso tivemos alguns atores não sincronizados? [Risadas]
Sim! Adorei que você notou! O Robert se corrige ali no final e é esse o take que decidiram usar [gargalhada], porque tinha sido o melhor! Ele se dedicou demais, ele demorou pra entender tudo da coreografia, mas ele se comprometeu e praticou, apesar da musicalidade dele estar em outro tom HAHA. No final, eu fiquei muito orgulhosa dele.
Como foi trabalhar com um elenco tão diverso em Pacificador?
Eles são muito espertos, são muito profissionais. Eu evitei sempre adaptar algo, pois eu sabia que eles conseguiriam fazer qualquer coisa que eu propusesse, era só questão de trabalhar a memória muscular, tipo o que o mestre Miyagi ensina, sabe? Todos ficaram muito entusiasmados no final!
Pacificador foi renovada para uma segunda temporada e o James Gunn disse no twitter que vai refazer a abertura devido às causalidades com alguns personagens presentes na abertura da primeira temporada. Você vai participar da criação da coreografia da abertura da segunda temporada? Se não puder responder por causas contratuais, só me conta se você quer fazer!
Eu adoraria! Eu quero! Não posso contar! Mas vai que o James decide outro conceito pra segunda temporada, sabe? Mas se for uma sequência de dança, minha cabeça já está aqui fritando de ideias! Mas eu vou apoiar nele no que ele decidir!
E, por último, que personagem da DC você gostaria de ser?
Ah, eu cresci com a Mulher Maravilha, sabe? Mas tem tantas heroínas que eu desconheço, agora que você perguntou isso, eu vou pesquisar, eu quero saber mais desse mundo. Mas como só conheço a Mulher Maravilha, preciso dizer que ela significava pra mim o que é ser uma mulher forte, sem ser agressiva, ela é destemida, poderosa! Eu adoraria ser ela!