Connect with us

Colunistas

Como atrair mais visitas para o seu blog com SEO

Edi

Published

on

LOJA DC 4

Artigo Patrocinado.

Você criou o seu blog, escolheu a melhor plataforma e adotou o template mais bacana que encontrou. Você também organizou um cronograma de postagens para facilitar o seu trabalho.

Em seguida você capricha nas suas postagens, traz assuntos interessantes a respeito do tema do seu blog, presta atenção na gramática e complementa as informações com imagens bonitas.

Para complementar, também explora as possibilidades que a mídia blog permite, acrescentando vídeos em determinadas postagens, slides e infográficos. Em suma, o seu blog é muito bem feito.

No entanto, basta observar os índices de acesso para concluir que você possui poucas visitas. Além disso, os comentários apenas não são inexistentes porque em uma postagem só a sua mãe fez um elogio.

Afinal, o que há de errado com o seu blog para receber poucos acessos? Saiba que os motivos para a baixa audiência não residem no blog. Na verdade, estão na ausência de um detalhe muito importante: o SEO

O que são as técnicas de SEO

SEO é o termo em inglês para Search Engine Optimization. Traduzindo para o nosso português quer dizer “Otimização para Mecanismos de Busca”. Ainda está achando complicado entender o que é SEO?

Então lá vai uma definição mais resumida: SEO são técnicas usadas para otimizar sites e blogs. O intuito delas é atingir um bom ranking orgânico nas páginas de resultado dos buscadores.

Esse bom ranqueamento vai permitir que o seu blog fique entre os primeiros lugares nas posições do Google, estando mais visível para os visitantes.

É importante que o seu blog esteja bem posicionado, pois os usuários costumam acessar apenas os sites e blogs que estão nas primeiras posições da busca orgânica.

Para se ter uma ideia, as técnicas de SEO são tão importantes que atualmente são um dos aspectos mais importantes do Marketing Digital, pois tudo isso ajuda na geração de Leads.

Dicas para atrair visitantes com SEO

Agora que você viu como a otimização é importante, que tal pegar algumas dicas práticas de como praticar essas técnicas da melhor forma?   

Use bem as palavras-chaves

A utilização adequada das palavras-chaves nas suas postagens é um detalhe básico das técnicas de SEO. Os mecanismos de busca do Google encontrarão o seu blog por meio delas.

Por exemplo: se o seu blog é sobre histórias em quadrinhos e a postagem é sobre uma revista do Wolverine. O correto é destacar palavras-chaves importantes para esse assunto, tais como “Wolverine”, “Marvel”, “X-Men”.

Assim, quando alguém do seu público-alvo pesquisar algo a respeito desse tema, terá a chance de se deparar com o seu blog.

As palavras-chaves são elementos tão relevantes para as técnicas de SEO que elas devem aparecer principalmente nos títulos e subtítulos das suas postagens.

Links internos

Eles também fazem parte das boas práticas de SEO, pois os links internos são aqueles que conduzem o leitor para outras postagens do seu blog.

Vamos continuar com o exemplo do blog de histórias em quadrinhos. Caso uma das suas postagens seja sobre o Homem-Aranha, você pode criar na postagem palavras específica que levam o leitor para outras postagens que você já fez sobre esse tema.

Isso permite que os visitantes permaneçam mais tempo em seu blog, sendo assim, os motores de busca do Google vão percebendo que o seu blog é relevante.

Uma dica a respeito dos links internos é fazer com que eles sejam os mais naturais possíveis. Por isso, evite termos como “clique aqui” ou “veja essa postagem”.

Links externos

Esses links dependem da colaboração de outros blogs. Ainda no exemplo do blog de histórias em quadrinhos, um link externo consiste em ter um link do seu blog em outro blog.

Como você pode ver, é uma dica que exige a colaboração de outro blog, de preferência com o mesmo tipo de abordagem. Essa prática é importante, afinal, os buscadores levam muito em conta os links externos.

Ferramentas para SEO

Na web existem diversas ferramentas que ajudam a aprimorar as práticas de SEO, como verificar a concorrência, pesquisar a posição de um site ou verificar o volume de palavras-chaves buscadas.

A plataforma WordPress, por exemplo, permite a instalação de plugins diversos para diferentes funções. Um desses plugins é o Yoast SEO.

Ele auxilia que você adote práticas capazes de otimizar as suas postagens, indicando se há excesso de repetição das palavras-chaves, título adequado, bem como mais uma série de detalhes.

Trabalhe a meta-descrição

A meta-descrição é justamente o texto mostrado na SERP pelos buscadores logo abaixo dos títulos. Embora não influencie diretamente no SEO, ela pode influenciar na decisão do usuário a visitar o seu site.

Para isso, ela deve ser bem escrita, convincente e deve ter no máximo 156 caracteres. O plugin Yoast SEO mencionado, também auxilia na elaboração de uma boa meta-descrição.

Conclusão

Você pode encontrar o template mais bacana do universo, escolher a fonte mais agradável para a leitura e criar textos relevantes, mas se não prestar atenção nas técnicas de SEO, o seu blog não vai atrair visitantes.

Por fim, essas são apenas dicas básicas para quem está iniciando nesta área e precisa saber como o SEO pode atrair mais visitantes para o seu blog.

Lembre-se que antes do SEO, a qualidade do conteúdo deve sempre ser levada em conta como prioridade. Escreve sempre para os usuários que os resultados surgem naturalmente.

Edi on FacebookEdi on InstagramEdi on Twitter
Edi
Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.
Comments