Connect with us

Colunistas

Como criar uma webradio

Vamos encarar a verdade: Atualmente não faltam alternativas para quem quer criar conteúdo na internet.

Edi

Published

on

ARTIGO PUBLICITÁRIO – Vamos encarar a verdade: Atualmente não faltam alternativas para quem quer criar conteúdo na internet. 

Conteúdo pode ser gerado para a sua loja virtual ou qualquer outro tipo de negócio e instituição, como, por exemplo, um clube, uma escola, enfim, qualquer iniciativa tem condições de alcançar o público certo.

Isso ocorre porque hoje em dia a internet disponibiliza diferentes tipos de canais. Não é apenas de fotos e textos que se alimentam os blogs e sites. O audiovisual na web já é um meio acessível a todos, tanto para quem produz conteúdo quanto para quem consome.

A prova disso é o sucesso dos vídeos. Você já parou para pensar quantos vídeos acessa por dia, seja no Youtube ou quando se depara com algum na timeline da sua rede social?

A quantidade deve ser enorme. Hoje em dia boa parte das informações que consumimos na internet é em vídeo, mas o áudio também não fica para trás. A ascensão das webradios está aí para comprovar.

As vantagens de uma webradio

Talvez você encontre aí o termo rádio online ou até mesmo rádio via internet, mas não importa como você chama a webradio, o fato é que ela consiste em uma ferramenta de transmissão de áudio igual a qualquer radio.

No entanto, a grande diferença entre a webradio e a rádio convencional é o seu meio, sendo assim, a webradio atua nos meios digitais.

Se atualmente as webradios estão cada vez mais populares, uma das “culpadas” é a tecnologia streaming. A mesma tecnologia que permite a transmissão de vídeos no Youtube e séries de TV na Netflix também está por trás da webradio.

A transmissão e o conteúdo estão relacionados ao uso de um serviço de streaming. Desse modo é possível estabelecer uma programação em tempo real, ou seja, no modo ao vivo. Porém, há a possibilidade de gravar e agendar conteúdo. 

Contudo, vamos ver a seguir as vantagens que você tem ao criar uma webradio. 

Custo reduzido

Um dos maiores atrativos que uma webradio apresenta consiste na sua facilidade de implementação e por meio de um valor bastante inferior quando comparado às rádios AM/FM.

A tecnologia disponível atualmente permite que qualquer pessoa tenha condições de investir nesse tipo de produção de conteúdo. 

Maior alcance

O alcance de uma webradio também é um dos seus pontos de destaque, pois a sua transmissão fica disponível para qualquer habitante do planeta, desde que, óbvio, tenha acesso à internet.

Facilidade no dia a dia

É quase impossível encontrar alguém hoje em dia que não tenha um dispositivo móvel. Smartphones, iPhones e outras bugigangas permitem que as pessoas acessem a internet quando e onde quiserem.

Nesse caso, elas terão também possibilidade de encontrarem uma webradio. Além disso, o conteúdo em áudio permite que o ouvinte escute as informações enquanto anda pela rua, no ônibus, trabalha, ou seja, são várias possibilidades.

A criação de uma webradio

De uma maneira geral, para a criação de uma web rádio e para disponibilizá-la no ar, é necessário contar com um computador ou notebook. Esses são os suportes básicos de uma rádio web.

Por outro lado, é necessário também ter à disposição uma conexão com a internet, afinal, não é à toa que o termo “web” acompanha a palavra “radio”. Em se tratando de conexão com a web, o aconselhável é uma acima de 1 MB de velocidade.

Além disso, o uso de softwares também é fundamental para que a sua radio web se torne realidade. Lembre-se que assim como um blog depende de uma boa plataforma, como o WordPress, a web radio necessita de um bom programa de edição de áudio

Sendo assim, existem várias ferramentas que podem suprir as suas necessidades, uma delas é o Auto DJ. Esse software praticamente oferece uma série de recursos para a produção, edição e exibição de programas. 

Hoje em dia os softwares atuam muito bem em se tratando de produção de conteúdo em streaming. 

No caso de uma webradio, por exemplo, o Auto DJ permite armazenar áudios e músicas, inclusive montar uma playlist para acrescentar em uma grade de programação. 

Esse programa também permite inserir vinhetas, efeitos sonoros e tudo mais que um programa de rádio oferece para o público.

Pense também em um site para a sua web radio. O site pode ser ranqueado nas páginas de resultado do Google e ainda oferecer integração com as redes sociais. 

Qual hospedagem de sites é a melhor para minha webradio?

Antes de pensar na programação e nos programas mais indicados, é preciso pensar em algo essencial e que está nos bastidores de qualquer projeto web: a hospedagem de sites. 

A hospedagem é o recurso fundamental para manter a sua webradio sempre no ar e estável. Além disso, ela é essencial para armazenar os arquivos do seu site, bem como para manter a segurança do mesmo. 

Uma hospedagem VPS, por exemplo, tem condições de oferecer um bom uptime e velocidade de carregamento, além de suportar tráfego elevado. 

Além disso, uma hospedagem VPS pode ter os seus recursos facilmente gerenciados e escalonados conforme as necessidades do seu projeto. Tais características são importantes para o êxito da sua webradio.

Conclusão

Em meio a tantos canais que disponibilizam conteúdo na internet, a webradio é um dos mais versáteis e acessíveis. 

Por essa razão, não importa qual é o seu projeto na web, a transmissão de conteúdo relevante passa por um canal que esteja disponível para um grande público. Nesse caso uma webradio é sempre uma boa opção.

Edi

Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.

Comments

Parceiros Editorias

error: Conteúdo Protegido