concord

Concord | O jogo que a Sony fez questão de cancelar duas vezes

A Sony cancelou Concord duas vezes. Após fãs reviverem o jogo, empresa usa ação legal para derrubar servidores não oficiais.

Ed Rezende
Ed Rezende
Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.

Concord, o hero-shooter da Firewalk Studios, já é considerado um dos maiores fracassos da indústria de games, mas sua história acaba de ganhar um capítulo ainda mais trágico. A Sony não apenas cancelou o jogo oficialmente, mas agora agiu para derrubar a tentativa da comunidade de mantê-lo vivo.

Cabana do Leitor Google Discover

Google Discover é do Google. Os cabaneiros podem nos seguir por lá.

Seguir
- Anúncios -

Lançado no ano passado, o título teve uma recepção tão negativa que a Sony tomou a decisão drástica de desligar os servidores pouco tempo após a estreia, devolvendo o dinheiro dos jogadores. Foi um fim rápido e definitivo, ou assim parecia.

Inconformados, três programadores conhecidos como Red, open_wizard e gwog decidiram ressuscitar o jogo. Após meses de trabalho, eles conseguiram colocar Concord para funcionar em servidores privados, restaurando menus, seleção de personagens e até o matchmaking. Embora ainda com alguns bugs, o jogo estava funcional e ganhando uma nova vida.

- Anúncios -
concord

Sony bloqueia novas partidas do Concord

Essa ressurreição, no entanto, não agradou a Sony. A empresa começou a distribuir ordens de restrição de conteúdo, forçando a remoção de vídeos do projeto na internet. A ação legal preocupou a equipe de fãs, que organizava os testes através de um servidor no Discord.

Temendo complicações legais, a equipe anunciou a suspensão de novos convites para o servidor. “Por causa de uma ação judicial preocupante, decidimos suspender os convites por enquanto”, afirmaram. Com os servidores oficiais desligados e a tentativa de ressurreição bloqueada pela própria Sony, parece que Concord morreu pela segunda vez, e agora, de vez.

- Anúncios -