Grey’s Anatomy, uma das séries sobre medicina mais conhecidas no mundo, também reconhecida como uma das mais longas deste século, atualmente conta com 20 temporadas, produção construída com base no drama vivido pelos estudantes de medicina. Ao longo de todos esses anos, essa série acumulou algumas subproduções do mesmo universo, popularmente conhecidas como spin-offs.
Iniciada em 2005, Grey’s Anatomy se tornou a série médica mais longa da história. Ao todo, 20 temporadas estão disponíveis no Disney+, e a renovação já está confirmada. A criadora da série e produtora executiva, Shonda Rhimes, destaca o que motivou a continuação para a 21ª temporada: “A lealdade e o amor dos fãs de ‘Grey’s Anatomy’ nos impulsionaram para uma histórica 21ª temporada, e eu não poderia estar mais grata”, afirmou Rhimes.
No enredo inicial, os médicos do Grey Sloan Memorial Hospital enfrentam diariamente desafios que podem determinar a vida ou a morte de seus pacientes. No meio dessa pressão, eles encontram apoio, conforto, amizade e até amor uns nos outros. A série retrata a luta dos profissionais para equilibrar suas vidas pessoais e profissionais, mostrando como esses mundos frequentemente se entrelaçam.
Ao longo dos anos, esse universo ganhou uma expansão, com alguns derivados focando em personagens secundários que ganharam destaque no universo principal. Abaixo, conheça as produções que fazem parte do universo Grey’s Anatomy.

Private Practice
Disponível no Disney+
Um dos spin-offs mais amados pelo público, Private Practice foi lançado em 2007 e permaneceu no ar até 2013. A série se passa no Seaside Health & Wellness Center e tem como protagonista a Dra. Addison Montgomery, interpretada por Kate Walsh, que já havia conquistado os fãs na série original. A trama acompanha a vida de Addison após sua saída do Seattle Grace Hospital, enquanto ela inicia uma nova fase em um consultório particular em Los Angeles. Nesse ambiente, a médica enfrenta diversos desafios com seus pacientes, além de lidar com questões pessoais.
Assim como Grey’s Anatomy, o spin-off foi criado por Shonda Rhimes e contou com a produção de Betsy Beers, Mark Gordon, Mark Tinker, Craig Turk e Steve Blackman, os mesmos showrunners da série original.

B-Team
Não está disponível no Brasil
Lançada em 2018, a série teve apenas uma temporada e acompanhou a trajetória de alguns estagiários que apareceram na trama original. O foco principal estava em Sam Bello (Jeanine Mason), Vik Roy (Rushi Kota), Casey Parker (Alex Blue Davis), Levi Schmitt (Jake Borelli) e Dahlia Qadri (Sophia Taylor Ali). No entanto, a produção não alcançou o mesmo sucesso, pois a nova leva de estagiários não teve o mesmo impacto no público que os primeiros episódios da série original.

Station 19
Disponível no Disney+
A série sobre bombeiros é, sem dúvida, uma das produções derivadas de maior sucesso, com um total de sete temporadas. Lançada em 2018, a trama se passa em Seattle e foca na vida dos bombeiros, sendo estrelada por Jaina Lee Ortiz, Jason George, Grey Damon, Barrett Doss, Alberto Frezza, Jay Hayden, Okieriete Onaodowan, Danielle Savre, Miguel Sandoval, Boris Kodjoe, Stefania Spampinato, Carlos Miranda, Josh Randall, Merle Dandridge e Pat Healy.
Shonda Rhimes também atuou como uma das produtoras executivas da série, e em algumas ocasiões, os atores de Station 19 fizeram participações em Grey’s Anatomy. No entanto, o principal objetivo da produção foi contar a história do Corpo de Bombeiros de Seattle, retratando o cotidiano e os desafios enfrentados por esses profissionais.
Grey’s Anatomy está disponível no Disney+.
TEXTO: Gabriel Neves