Como em todas as áreas, existem bons e maus profissionais. Existem fotógrafos que se consideram completos, os melhores, assim estagnando a evolução da qualidade do seu trabalho e entregando fotos, diga-se de passagem, bem “feijão com arroz”… Assim como existem também profissionais (como eu, acredito) que estão sempre correndo atrás de melhorar seu trabalho, estudando, praticando, etc. Buscando incessantemente a evolução, pois afinal, nunca estamos prontos, sempre temos o que aprender.
Pessoalmente, acredito que esses fotógrafos que se acham os “melhores do mundo”, provavelmente nunca atingirão a excelência, já que não são suficientemente autocríticos, não buscam novos olhares e, acreditando na própria excelência, se mantém bem atrás de fotógrafos novos, esforçados e que mantém a mente aberta, surgindo no mercado a todo momento.
Eu sou o primeiro a divulgar trabalhos e promoções de fotógrafos que eu conheço e admiro, e acho que todos deveriam agir assim, afinal há espaço para todos nós!
Falta humildade para alguns fotógrafos? Claro. Respeito pelo trabalho dos outros? Mais ainda. Eu mesmo sou muito criticado por alguns fotógrafos antigos que vêem que estou conseguindo meu espaço nesse mundo cosplay. Já espalharam tanta coisa sobre a minha pessoa por aí que quem não me conhece com certeza tem medo de mim, mas fico feliz que todos que eu fotografo confiam em mim, no meu trabalho e preferem pagar pelo meu serviço, do que fazer ensaios de graça com alguns desses fotógrafos tão profissionais, que insistem em falar mal dos outros para se autopromover.
Quanto mais sensual, mais seguidores, mais pessoas curtindo suas fotos, mais engajamento e tudo mais.
Existem projetos lindos envolvendo fotografia sensual e cosplay, como o After Dark Brazil, mas também existem pessoas que agem de má fé, se intitulam como fotógrafos, se aproveitando dos modelos para fazer coisas bem antiéticas.
Já vi “fotógrafo” carregando fotos de própria autoria no celular, com decotes e nudez… Não para promover o próprio trabalho, mas para mostrar para outros homens e se gabar por fotografar “gostosas”, “delícias” e afins.
Algumas dicas para modelos e cosplayers (pra todo mundo na verdade):
- Nunca mande fotos suas para alguém, que de alguma maneira, você não quer que seja visto publicamente.
- Se algum fotógrafo te convidar para fotografar (sensual principalmente) e você não conhecê-lo, veja se ele já fotografou alguém que você conhece, converse com seus amigos em comum etc
Não é pra botar medo em ninguém, mas é necessário sempre ter cautela. O que existe de gente de má fé por aí…