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Cosplay – Como evitar o assédio de um mau fotógrafo

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Há quase dois anos comecei a fotografar cosplayers, primeiro em eventos e,atualmente, fazendo ensaios externos e mais específicos.
 
Sou relativamente novo nesse meio, mas acho que já posso falar um pouco sobre o assunto, pois nesse pouco tempo já fiz diversos ensaios, conheci bastante gente e aprendi muitos aspectos da fotografia de cosplayers. Fotografia cosplay é algo que vem crescendo (aos poucos, mas cresce) de um tempo pra cá, muitos cosplayers tem procurado fotógrafos para fazerem fotos profissionais de seus cosplays, com isso a qualidade dos cosplays tem melhorado cada vez mais, pois todo cosplayer quer dar o melhor de si para ficar bem nas fotos, desde a confecção do figurino até maquiagem e estudo do personagem. Imortalizando a imagem de sua obra, no trabalho de bons fotógrafos (algo que não acontecia tanto antigamente).
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Como em todas as áreas, existem bons e maus profissionais. Existem fotógrafos que se consideram completos, os melhores, assim estagnando a evolução da qualidade do seu trabalho e entregando fotos, diga-se de passagem, bem “feijão com arroz”… Assim como existem também profissionais (como eu, acredito) que estão sempre correndo atrás de melhorar seu trabalho, estudando, praticando, etc. Buscando incessantemente a evolução, pois afinal, nunca estamos prontos, sempre temos o que aprender.

Pessoalmente, acredito que esses fotógrafos que se acham os “melhores do mundo”, provavelmente nunca atingirão a excelência, já que não são suficientemente autocríticos, não buscam novos olhares e, acreditando na própria excelência, se mantém bem atrás de fotógrafos novos, esforçados e que mantém a mente aberta, surgindo no mercado a todo momento.

 

Eu sou o primeiro a divulgar trabalhos e promoções de fotógrafos que eu conheço e admiro, e acho que todos deveriam agir assim, afinal há espaço para todos nós!

Falta humildade para alguns fotógrafos? Claro. Respeito pelo trabalho dos outros? Mais ainda. Eu mesmo sou muito criticado por alguns fotógrafos antigos que vêem que estou conseguindo meu espaço nesse mundo cosplay. Já espalharam tanta coisa sobre a minha pessoa por aí que quem não me conhece com certeza tem medo de mim, mas fico feliz que todos que eu fotografo confiam em mim, no meu trabalho e preferem pagar pelo meu serviço, do que fazer ensaios de graça com alguns desses fotógrafos tão profissionais, que insistem em falar mal dos outros para se autopromover.

Atualmente algo que está muito em alta é fotografia sensual, até mesmo no segmento de cosplay (onde eu mais atuo).


Quanto mais sensual, mais seguidores, mais pessoas curtindo suas fotos, mais engajamento e tudo mais.

40aa24b3-ed6f-42b7-a62a-d3bd18ae186bExistem projetos lindos envolvendo fotografia sensual e cosplay, como o After Dark Brazil, mas também existem pessoas que agem de má fé, se intitulam como fotógrafos, se aproveitando dos modelos para fazer coisas bem antiéticas.

Já vi “fotógrafo” carregando fotos de própria autoria no celular, com decotes e nudez… Não para promover o próprio trabalho, mas para mostrar para outros homens e se gabar por fotografar “gostosas”, “delícias” e afins.

Eu ainda não trabalho com fotografia sensual, mas um dia me aventurarei para esses lados, com a certeza de que os modelos e clientes que já fotografei não se importariam de posar com pouca roupa, ou até nuas pra mim, pois é necessários ser ético sim, quando se trata desse tipo de trabalho e exposição. É pra isso que eu trabalho e vivo, para ter a confiança das pessoas e tentar fazer sempre um trabalho diferente e autoral, quero que as pessoas olhem o meu material e saibam que é meu.
 
Nunca estragaria minha carreira ou minha dignidade (mesmo se eu não fosse casado), desrespeitando ou dando em cima de modelos. Deve-se escolher muito bem sempre com quem se trabalha. Os casos de assédio nesse ramo, infelizmente ainda são bem altos e todo cliente que deseja um ensaio fotográfico precisa pesquisar bastante.

Algumas dicas para modelos e cosplayers (pra todo mundo na verdade):

  • Nunca mande fotos suas para alguém, que de alguma maneira, você não quer que seja visto publicamente.
  • Se algum fotógrafo te convidar para fotografar (sensual principalmente) e você não conhecê-lo, veja se ele já fotografou alguém que você conhece, converse com seus amigos em comum etc

Não é pra botar medo em ninguém, mas é necessário sempre ter cautela. O que existe de gente de má fé por aí…

Espero que cada vez mais esse meio cosplay cresça e que surjam ótimos cosplayers e fotógrafos especializados.
 
Que cada vez mais cosplayers vejam a importância do trabalho de um bom fotógrafo e passem a valorizá-los como profissionais. Pois eles são parte integrante da disseminação da cultura cosplay.

Fotógrafo profissional a pouco menos de 2 anos, fotografando principalmente cosplayers e LEGO! Tenho um projeto de fotografias sangrentas chamado "projeto eugnas" pelo qual sou apaixonado!

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Pagina desrespeita legado de Chadwick Boseman criando noticia falsa

Pagina cria noticia falsa de que fãs da Marvel querem substituir Chadwick Boseman por Ryan Gosling como Pantera Negra.

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Bom, algumas noticias embrulham o estomago, não porque existem mas pela falta de sensatez dos criadores de noticias falsas.

Não é a primeira vez que falamos da referida pagina aqui, o Cinematologia Nerd no dia 18 de abril de 2019 resolveu então publicar uma primeira impressão/critica sobre o filme Vingadores: Ultimato sem ter visto ainda o filme.

Na época entramos em contato com a Disney que negou qualquer cabine de imprensa realizada para qualquer veiculo naquele dia ou antes disso no Brasil e até mesmo no exterior, isso não impediu que a pagina que tem um numero elevado de seguidores, mantivesse as publicações e bloqueado todos os que questionaram a eles sobre isso.

Agora, um pouco mais de um ano depois, eles publicam uma postagem ao qual falam que fãs da Marvel nos EUA criaram uma petição pedindo que o ator Ryan Gosling substitua o ator, Chadwick Boseman, como Pantera Negra.

“Fãs” da Marvel nos EUA iniciam petição online no Twitter pedindo Ryan Gosling no papel de Pantera Negra e acabam gerando revolta na internet!

Posted by Cinematologia Nerd on Saturday, August 29, 2020

A pagina então cria duas demonizações com a postagem (até agora ele teve quase 9.5 mil compartilhamentos e quase 17.5 mil curtidas), uma dos fãs da Marvel que jamais criaram tal petição e outra do ator que já foi associado a uma brincadeira quanto a isso no Twitter no ano passado e que não tem qualquer relação com o contexto atual da morte de Chadwick Boseman.

https://twitter.com/DrTahha/status/1155744099577806848

Vi amigos no meu Facebook criticando indignados a suposta atitude dos fãs da Marvel, porém o único grupo que desrespeitou o legado de Chadwick Boseman foi a pagina que criou a noticia falsa. Uma busca rápida já mostra que não existe qualquer discussão ou pedido quanto a isso.

Na verdade os fãs da Marvel tem um respeito tão imenso por Chadwick Boseman que a discussão hoje entre eles é que não desejam que nenhum outro ator substitua T’challa no cinema.

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Chadwick Boseman | Obrigado por me tirar do ‘Umbral’

Foi somente em Pantera Negra que eu me descobri negro, somente neste filme (demorou anos, mas aconteceu).

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Eu demorei a entender o que queria falar aqui neste espaço, pois o legado de Chadwick Boseman significa pra mim uma coisa além da capacidade de transmitir isso em palavras.

Pantera Negra, foi a primeira produção de grande orçamento do cinema a colocar no banco dos realizadores somente pessoas negras. Fui a cabine de imprensa no ano de seu lançamento, não esperava muita coisa, mas ao fim da sessão, eu e Karolen Pasos (jornalista do site CinePOP e fundadora do site LesB Out! ) estávamos com os olhos cheios de lagrimas.

Foi somente em Pantera Negra que eu me descobri negro, somente neste filme (demorou anos, mas aconteceu). Antes, eu tinha certas linhas de pensamento completamente destoantes da minha realidade social. Apesar de ser dono de um site com determinada relevância, ter diversos colaboradores maravilhosos, ter parcerias com diversas empresas, pouca gente sabe que eu moro em comunidade (morro) na zona norte do Rio de Janeiro. Já conversei com representantes de empresas por telefone e ao fundo os tiros eram ouvidos. E mesmo diante de uma realidade tão destoante destas empresas, e até mesmo da maioria dos meus colaborares, eu olhava o movimento negro como algo que não me representava.

Em resumo, eu era preconceituoso com minha própria origem. Eu quando mais novo comprava produtos químicos para cabelo (não era formol) para deixar o cabelo liso, pois cresci ouvindo da minha família que “cabelo liso que é cabelo bom”, que tinha que casar com mulheres brancas para “clarear a família”. Certa vez estava vendo a série 24 horas e ela tinha como um dos principais personagens um presidente negro, chamado David Palmer (isso antes das pessoas saberem que Obama existia) interpretado pelo grande ator Dennis Haysbert, e na tentativa de convencer meu pai a ver a série, ele então me disse “Um presidente preto, nunca vi isso”. Minha família e eu éramos vitimas do racismo estrutural, assim como hoje sou vitima do machismo (mulheres muito mais, sem comparação, mas homens também são vitimas pois isso afeta as suas relações interpessoais, ou seja, ninguém ganha), que cada dia eu luto para minar isso de dentro de mim.

Porém Chadwick Boseman veio com seu Pantera Negra, e me resgatou do vale da sombra da morte, do Umbral, como se ele fosse um anjo enviado pelo criador para me salvar. Chorar em Pantera Negra, foi como se ali começasse o meu ponto de partida. Antes, eu não tinha objetivos de melhorar, ou de tentar ser uma pessoa melhor para as meus amigos, antes eu era cego, hoje posso dizer que enxergo, porém como no mito da caverna, a luz muito forte pode deixar a visão um pouco embasada e tropeços são comuns mas não devem ser repetidos na mesma pedra.

Este artigo não foi para dizer que Chadwick Boseman é um ótimo ator, até porque isso é notório, mas sim para dizer que o Rei de Wakanda me salvou. Mas, o maior símbolo da minha virada como pessoa se foi, o meu Rei.

Porém, neste momento eu lembro de uma ordem. O Rei grita para seu povo e suas tropas, “YIBAMBE!” Que significa:

MANTENHA-SE FIRME!

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cinema

Entre Facas, Segredos e Ganância

Conheça as analogias sobre reparação histórica neste filme de mistério.

Fernanda Fernandes

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Melancólico e misterioso, o filme dirigido e roteirizado por Rian Johnson – conhecido por Star Wars: Os últimos Jedi – foi um dos indicados ao prêmio de Melhor Roteiro Original do Oscar 2020. “Entre Facas e Segredos” em um primeiro momento se trata de um filme de mistério acerca da família Thrombey. Ricos, problemáticos e cheio de segredos que podem ser mais perigosos do que imaginam. Um dos pontos mais interessantes do filme é como ele te entrega rapidamente o final da história sem retirar o fator surpresa do espectador.

A trama inicia quando Harlan Thrombey (Christopher Plummer), milionário e escritor de romances criminais, é encontrado morto em seu escritório por Fran (Edi Patterson), a governanta da grande e afastada mansão do personagem. No entanto, toda a família Thrombey havia sido reunida na casa para a comemoração do aniversário de 85 anos de Harlan, na noite anterior ao falecimento dele. Deste momento em diante, toda a família é interrogada pelo detetive tenente Elliot (Lakeith Stanfield) e o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig), este contratado anonimamente. As suspeitas são de suicídio do personagem e uma reconstituição da noite anterior começa a ser feita. É neste momento que os personagens são apresentados.

Vale destacar que o longa-metragem conta com um elenco vasto e que entrega bem os personagens da trama. 

Harlan tem três filhos: Linda, Walter e Neil, o último faleceu alguns anos antes do pai. Linda (Jaime Lee Curtis) é casada com Richard Drysdale (Don Jonhson) e os dois são pais de Hugh Ramson (Chris Evans). Walter Thrombey (Michael Shannon) casou-se com Donna Thrombey (Riki Lindhome) e são pais de Jacob Thrombey (Jaeden Lieberher). Enquanto, Neil casou-se com Joni Thrombey (Toni Collette) e tiveram uma filha chamada Megan – ou Meg (Katherine Langford). Joni e Meg permaneceram próximas da família. Cada um deles depende de alguma forma da fortuna do Harlan, seja Linda e Richard por conta do investimento para que construíssem a empresa imobiliária que cuidam juntos. Walter comanda a editora dos livros do pai, a Blood Like Wine. Harlan pagava a faculdade da filha de Joni. Ransom tinha a vida bancada pelo dinheiro do Harlan.

Nos últimos anos, Harlan contratou Marta Cabrera (Ana de Armas) para ser cuidadora dele, o que acabou os tornando amigos também, já que ele era solitário. Ela também é interrogada pelos detetives Elliot e Blanc e o que mais traz um ar interessante a personagem é que ao mentir, a garota literalmente vomita. Ou seja, ela é praticamente obrigada a contar a verdade o que a torna interessante para Elliot e Blanc. Então, ela acaba revelando de alguma forma os segredos, já percebidos por Blanc durante os interrogatórios, da família Thrombey. Exceto Ransom, que não compareceu. Richard estava traindo Linda, Joni recebia o dobro do dinheiro para a faculdade da filha e vivia às custas de Harlan e Walter vivia discutindo com o pai para tornar vender os direitos dos livros para produção de filmes e séries. 

Conforme a noite da festa é reconstituída, nota-se que Harlan pretendia “cortar as asas”, nas palavras dele, de todos. Ele demitiria Walter, cortaria os pagamentos para Joni e Meg e contaria para Linda sobre a traição do esposo. Porém, ele não contaria a eles sobre a mudança em seu testamento de óbito, no qual deixaria tudo para Marta. Ransom estava lá naquela noite e na discussão com Harlan descobriu sobre o testamento, o que o enfureceu.

O mais interessante é que Marta será a primeira suspeita do crime, já que, antes de ir embora, ela acidentalmente trocou as medicações de Harlan e a dose de morfina dada a ele era fatal. Infelizmente, ela não encontra o antídoto e o velho a faz fugir dali, na intenção de salvar ela e a família – imigrantes ilegais –  da prisão e de serem deportados. 

No final, é descoberto o verdadeiro responsável pela tentativa de homicídio de Harlan e Marta não havia cometido crime algum. Ransom, em sua raiva e ganância, pega o antídoto da bolsa médica de Marta e troca o conteúdo dos frascos da medicação. Logo, quando Marta os troca novamente ela está dando as doses certas da medicação e Harlan não morreria, se não fosse o corte que ele mesmo faz na carótida para provar a tese de suicídio e livrar a jovem do julgamento. 

O ápice da trama só se apresenta quando a família Thrombey descobre que Harlan deixou tudo para Marta e tentam coagir a garota a renunciar a herança. Em diversos flashbacks da família Thrombey, surgem muitos comentários xenofóbicos e preconceituosos com a garota. Joni e Meg são as únicas que buscam entender melhor a realidade de Cabrera, embora, acabaram coagindo-a também. 

É possível sentir no ato de Harlan deixar a herança para Marta uma tentativa de reparação histórica e uma crítica a má distribuição de renda existente no mundo. Principalmente quando a maior parte dos xingamentos direcionados a ela pela família dele envolvem a nacionalidade da personagem. Dessa forma, a obra também satiriza a figura dos ricos com este comportamento bastante forçado e agressivo vindo deles de “não tirar o que sempre pertenceu a eles”. 

Historicamente falando, eles tiraram o que pertencia a ela anos atrás durante a colonização por exemplo. Há um paralelo aqui, com o filme Parasita do diretor Bong Joon-Ho, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2020, que é o comportamento parasitário que os personagens da família apresentam em relação ao Harlan Thrombey. Ainda mais quando se consideram livres e bem sucedidos por conta própria, o que não é real. A partir disso, há uma relação deste comportamento com o conceito de meritocracia por conta da crença de conseguir ser bem sucedido, mas não reparar que é por causa de diversos fatores conspirando para isso. 

A cena final traz um dos momentos mais marcantes da história, Marta na varanda da casa segurando a xícara de Harlan com a seguinte frase: Minha casa, minhas regras, meu café; com toda a família Thrombey a encarando do lado de fora. Trazendo uma retomada do que antes foi tirado dos ancestrais dela metaforicamente e que deve ser redistribuído.

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