Tem nova produção de romance na área! “A Lista da Minha Vida” chegou ao catálogo da Netflix na última sexta (28). Protagonizado por Sofia Carson, a trama é uma adaptação do livro “The Life List” (2013), de Lori Nelson Spielman. Kyle Allen também integra o elenco, a produção já disponível no streaming (confira a crítica ao longo da matéria).
A história começa quando a mãe de Alex Rose, Sofia, a envia em uma jornada para cumprir sua lista de desejos de infância. Ao longo dessa trajetória, ela vivencia momentos que a farão rir e chorar, enquanto descobre segredos familiares, encontra o amor e se redescobre.
O filme aborda de maneira cuidadosa o impacto do luto nas pessoas. Como mencionado, a produção é baseada em um livro, e havia um certo receio em relação à adaptação, pois a história original apresenta um desfecho insatisfatório. Apesar de ter um início e desenvolvimento promissores, Lori destrói o final da narrativa, oferecendo uma conclusão apressada e sem profundidade. Em contrapartida, o filme entrega algo muito maior, como se a história começasse no livro e terminasse na tela.

O tempo é bem aproveitado, permitindo que Alex transmita todos os seus pensamentos. Por ser uma adaptação, é normal que ocorram mudanças em alguns personagens e a introdução de outros, algo que é bem trabalhado neste filme. A direção consegue oferecer cinco vezes mais do que o livro propõe, e o elenco também é responsável pelo sucesso.
Sofia Carson sempre teve um talento especial para interpretar personagens fortes. Ela capta todas as nuances de Alex, que no livro se chama Brett. Interpretar uma personagem que lida com o luto requer dedicação, pois essa experiência é complexa e transmitir sua essência na tela não é fácil. Sofia realiza cada cena com maestria, sinceridade e profundidade, consolidando-se como uma A-List da Netflix.
Brad, interpretado por Kyle Allen, o par romântico de Alex, é extremamente divertido, encaixando-se perfeitamente ao lado da protagonista. Com muita química, o ator traz leveza à personagem de Sofia, e juntos criam uma magia que prende o espectador na tela.

A relação da protagonista com seu núcleo familiar também é bem construída, com um desenvolvimento equilibrado. Algumas mudanças em relação à lista que ela precisa cumprir poderiam ter sido mantidas conforme o livro. Apesar do tempo bem utilizado, ainda é possível notar alguns pontos soltos na história. Em resumo, o filme é emocionante, com uma ótima apresentação ao público, entregando um desfecho superior ao do livro. O final encerra com apenas uma ponta solta, mas não garante a possibilidade de uma sequência.
Com roteiro e direção de Adam Brooks (“Definitely, Maybe”), o elenco conta ainda com Sebastian de Souza e Connie Britton. Entre os estreantes, temos José Zúñiga, Jordi Mollà, Dario Ladani Sanchez, Federico Rodriguez, Marianne Rendon, Michael Rowland, Chelsea Frei, Luca Padovan, Rachel Zeiger-Haag, Maria Jung e Donnetta Lavinia Grays.