Dirigido por Greta Gerwig (Lady Bird) e adaptado do famoso romance Little Women, Adoráveis Mulheres e a deliciosa história de um grupo de irmãs sobrevivendo, crescendo, se apaixonando e desenvolvendo seus talentos em uma Inglaterra antiga e conta com grandes nomes em seu elenco. Saoirse Ronan, Florence Pugh, Emma Watson, Timothée Chalamet e Laura Dern sendo os principais roubadores de cena. Ah! tem Meryl Streep também!
Jo March (Saoirse) é a personagem principal e acompanhamos seu desejo de se tornar uma grande escritora, ao mesmo tempo em que suas irmãs buscam casamento.
A imersão na história me deixou sem ar ao fim do filme. Essa temática muito me agrada e obviamente me faz pensar em Orgulho e Preconceito, apesar de haver apenas 55 anos de diferença entre o lançamento das obras, sendo Orgulho e Preconceito a mais antiga. Mas não tem como saber se houve inspiração, sendo essa vida algo tão cotidiano às mulheres na época.
Greta sabe trabalhar a emoção do expectador, trazendo comédia, romance e tristeza numa intensidade que nos permite sentir quase que fisicamente o que a personagem está sentindo.
Um ponto muito negativo pra mim é a edição no início do filme, que salta no tempo indo e vindo algumas vezes, o que complica o entendimento de que época estão acontecendo as coisas. Outro ponto é que nem todos os personagens são cativantes, alguns só estão ali pra preencher buraco ou dar um passinho na história, mas não me causaram interesse e são pouco desenvolvidos.
No mais… que fotografia, senhoras e senhores. E que trabalho de caracterização. E que atuações… e que direção… e que filme delicioso. Mesmo no fim, ele agrada e desagrada. Me fez feliz e me derramou uma lágrima de tristeza ao mesmo tempo. Me despertou um desejo pessoal que normalmente eu contenho com filmes.
Não é a toa que essa lindeza foi indicada a melhor filme no Oscar. Sendo uma grande tristeza não ver a Greta na indicação de melhor atriz.
Assista Adoráveis mulheres. Converse sobre, questione quem você seria e que final seus personagens teriam. Se permita sentir.