Ao usar este site, você concorda com a nossa política de privacidade e Termos de Uso.
Aceito
Cabana do LeitorCabana do Leitor
  • Cinema
  • Séries
  • Games
  • Sports
  • Mangás/Animes
  • HQs
  • Livros
  • Música
  • Cabaneiro!
Procure
© 2024 Cabana. Todos os direitos reservados.
Leitura Crítica | Avatar 2 “mostra como faz um blockbuster de verdade”
Compartilhe
Font ResizerAa
Cabana do LeitorCabana do Leitor
Font ResizerAa
Procure
  • Cinema
  • Séries
  • Games
  • Sports
  • Mangás/Animes
  • HQs
  • Livros
  • Música
  • Cabaneiro!
Siga o Cabana
© 2024 Cabana. Todo os direitos reservados.
Avatar
CinemaCríticas

Crítica | Avatar 2 “mostra como faz um blockbuster de verdade”

Dirigida por James Cameron, Avatar: O Caminho da Água já está em cartaz nos cinemas. Leia nosso review.

Kdoo Spiller
Última Atualização: 17/12/2022 16:00
Kdoo Spiller
Publicado 17 de dezembro de 2022
Compartilhe
Avatar
9 Ótimo
Avatar: O Caminho da Água

Retornar à Pandora em Avatar: O Caminho da Água, 13 anos após nossa primeira investida ao mundo habitado pelos na’vi, parecia arriscado. Não só pelo fato de que haveria o peso em repetir o êxito do longa original, que causou um impacto na indústria do cinema e ser um dos grandes sucessos da história – tendo este marco até hoje, inclusive – mas também pela dúvida em relação ao interesse do público em se aventurar novamente por esses lugares após tanto tempo. A resposta para essas questões se resumem em um nome: James Cameron.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

O cineasta é um dos poucos hoje em dia que podem carregar o peso de ter o seu nome em destaque em qualquer produção e ser associado à qualidade do que se propõe a fazer, e aqui não é diferente. Se no primeiro Avatar ele nos conduz maravilhosamente por Pandora e seus habitats, em O Caminho da Água ele eleva isso num nível singular.

Leia Mais Na Cabana

zack snyder
Os fãs do Zack Snyder poderiam deixar a DC Comics em paz
premonicao
Crítica | Premonição 6: Laços de Sangue “É bom, legal”
Superman
Superman tem novo (e épico) trailer divulgado; assista

A construção do ambiente apresentado aqui é de fazer qualquer um cair o queixo. Não que isso exigiria muito de Cameron, afinal é o que sempre fizemos diante de seus filmes. Mas o esmero do diretor, que ficou na última década desenvolvendo a tecnologia necessária para aprimorar a captação de movimento e interpretação de seus atores, em jogar o espectador no fantástico e ultrarrealista mar pandoriano é perceptível em cada frame.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -
Avatar

Ao contrário de muitas produções recentes, aqui não dá pra perceber o que é real e o que não é, mesmo o longa se localizando num mundo alienígena. Tudo é crível, palpável e, em menos de 5 minutos de história, o público já é fisgado. Acredite: você não saberá diferenciar um ser humano de um na’vi quando a discussão for o que é real na tela, uma vez que os efeitos especiais estão acima da média.

O roteiro desenvolvido aqui, assim como no primeiro filme, é básico e repleto de clichês que vimos em outras tramas parecidas, mas ele aqui serve como fio condutor a essa experiência visual que Cameron nos guia.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

A premissa aqui, sem entrar em spoilers, mostra que a família de Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoë Saldaña) é forçada a viver numa região mais distante de Pandora, onde existem seres como eles mas, por passarem mais tempo na água, têm seus corpos adaptados para nadar e conseguir ficar mais tempo sem respirar.

E ter um mestre da ação como ele também serve como cartão de visitas para batalhas impressionantes, principalmente no ato final do longa. Mesmo não inventando nada narrativamente falando, o cineasta sabe como poucos criar essa atmosfera de adrenalina e tensão, fazendo a gente se empolgar toda vez que há cenas assim. É como um blockbuster de verdade deve ser feito.

avatar

Então Avatar 2 é perfeito, incriticável? De forma alguma: o roteiro ser simples não é um problema, porém há nele entraves que fazem com a história caia no piegas algumas vezes, tirando a crença no que vemos em tela. Apelar para algumas conexões desnecessárias com o primeiro filme – principalmente no plot do vilão principal – faz com o filme perca a oportunidade de aprofundar ainda mais nessa expansão de universo em que se propõe.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

Além disso, personagens aqui são apresentados como se fossem ter alguma importância relevante ao longo do filme e, nada mais que de repente, somem. É verdade que haverá um terceiro longa e tais tramas possam ser exploradas ali, mas essas situações soam como descuido por parte da narrativa. É tanto lugar e seres diferentes a serem apresentados ali que às vezes dá a impressão de que vemos pouco, mesmo após 3 horas de filme.

E sim, é uma produção longa demais para uma trama que poderia ser desenvolvida perfeitamente em dois terços do seu tempo. Isso pode desagradar alguns…

avatar

Mas nada tira de Avatar: O Caminho da Água a aura de espetáculo, de encantamento. As formas e as cores são usadas de um jeito único e, somadas ao uso inigualável do 3D que só Cameron consegue fazer, te dá uma imersão àquele mundo de modo sem precedentes.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

Pode ser que este novo capítulo da nossa ida à Pandora não cause o alvoroço que o filme de 2009 obteve. Os tempos eram outros. Mas com o retorno gradativo do público aos cinemas, desaquecidos recentemente com o advento da pandemia e a cultura dos streamings, quer maneira melhor de retomar o hábito de mergulhar na experiência do cinema do que num filme, comandado por ninguém menos que James Cameron, que traz tudo isso na enésima potência?

Avatar: O Caminho da Água está em cartaz nos cinemas.

Avatar
Avatar: O Caminho da Água
Ótimo 9
Nota 9
Cabana Curtiu James Cameron Efeitos Especiais Trilha Sonora Direção de Arte
Cabana Não Gostou Roteiro disperso Vilão caricato Duração do filme
Sinopse
Após formar uma família, Jake Sully e Ney'tiri fazem de tudo para ficarem juntos. No entanto, eles devem sair de casa e explorar as regiões de Pandora quando uma antiga ameaça ressurge, e Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos.
Tom Cruise se junta com Jin, do BTS, no programa “Run Seokjin”
Super Mario World deve ser o nome da sequência animada da Nintendo
Harry Potter | Francesca Amewudah-Rivers não será Hermione Granger na série
Tags20th Century StudiosAvatar 2Avatar: O Caminho da ÁguaAvatar: The Way of WaterDestaque no CDLJames Cameron
Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Reddit Telegram Threads Copy Link

Encontre a Cabana

104kSeguidoresLike
3kSeguidoresSeguir
5.8kSeguidoresSeguir
3kInscritosInscritos
100SeguidoresSeguir
2kSeguidoresSeguir
180SeguidoresSeguir
10MembersJoin
70MembersSeguir
1.3kSeguidoresSeguir
- Anúncios -
Ad imageAd image
© 2024 Cabana, todos os direitos reservados.
  • Política de Privacidade e Contato
newsletter imagem arte
Junte-se a nós!
Assine nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts etc.

Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
adbanner
login imagen login imagen
Seja Bem-Vindo de Volta!

Entre na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?