Connect with us

cinema

Crítica – Bacurau “é o cinema brasileiro em sua essência”

Vencedor de Cannes, Bacurau, traz um cinema brasileiro clássico com temas atuais

Avatar

Published

on

“Bacurau”, filme dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, participou da 72.ª edição do Festival Cannes e levou o Prêmio do Juri. O filme é o cinema brasileiro em sua essência e, além de trazer Pernambuco para fazer parte das grandes produções do país, há um reapropriamento de imagens históricas do sertão.

Leia também a critica de Bacurau no CinePop.

O filme retrata uma cidade pequena, Bacurau, a oeste de Pernambuco e se passa num futuro próximo. A comunidade local vive em harmonia e tranquilidade até a morte de uma querida moradora local. Um acidente na estrada e quantidade de caixões que foram levados para a cidade pode ser visto como um sinal de mal presságio. Logo em seguida eventos estranhos como o sumiço da cidade do mapa e a morte de moradores causam um sentimento de estranheza no espectador, tudo é muito alheio e tenso. O clima de suspense está sempre presente, muito bem construído, e vai crescendo com o desenvolver da trama. Apesar disso, o filme retrata todos esses acontecimentos de forma crível e fascinante.

Há um político que menospreza a população e os trata como lixo. Finge preocupação com o povo apenas com o intuito de se reeleger. Surge um grupo de mercenários estrangeiros, no qual estão incluídos dois personagens sulistas (Karine Teles e Antonio Saboia), que se julgam melhores e mais “brancos” do que a população nordestina. São críticas mordazes com um toque de humor, mas que se mostram de grande importância, especialmente nos dias de hoje, quando grande parte do país fantasia sobre intolerância e segregação.

A direção conjunta nos ajuda a perceber a linha discursiva (estética e política) na qual o novo filme se encaixa. Bacurau é fruto direto tanto da ironia fina de Mendonça Filho quanto da perversidade física de Dornelles.

A estética do filme (enquadramento, planos detalhe, montagem, uso da música, etc) visto em Bacurau também esteve com Mendonça em seus Aquarius e O Som ao Redor, com a mesma força e qualidade alcançados. Isso, por si só, já caracteriza uma assinatura forte, mesmo com enredos tão distintos entre si.

Outro ponto importante é que em Bacurau o protagonismo não é mostrado como uma pessoa, mas está mesmo com a pequena localidade sertaneja; está com a identidade que ela carrega, diluída, logicamente, em todos os seus vários personagens.

Apesar de seus aspectos técnicos serem impecáveis, alguns trechos do roteiro apresentam cenas com contexto amplo demais, abrindo muito espaço para a imaginação do espectador sobre a motivação de certos atos dos personagens.

No terceiro ato, há algumas cenas mais violentas, com bastante sangue e que pode ser considerado por alguns como algo gore, que com certeza agradarão os fãs da violência dos filmes de Tarantino. Portanto, é um filme ótimo para quem gosta dos gêneros de ação e suspense, além de ser o típico filme que te diverte e faz pensar. 

“Bacurau”, filme brasileiro mais aguardado dos últimos tempos, chega nos cinemas oficialmente dia 29 de agosto.

Bacurau

9.5

Bacurau

9.5/10

Pros

  • Direção Impecável
  • Críticas atuais e bem construídas
  • Resgate da cultura brasileira
  • Fotografia e Arte

Cons

  • Contexto de cenas um pouco aberto demais
Advertisement
Comments

cinema

Amber Heard pode ser presa por supostamente fingir ferimentos para incriminar Johnny Depp

Avatar

Published

on

By

O julgamento de Johnny Depp e Amber Heard continua, pois novas evidências podem levar a atriz Aquaman à prisão por supostamente fingir seus ferimentos.

O drama jurídico em torno de Johnny Depp e Amber Heard começou quando a estrela de Aquaman fez uma reclamação em 2018 de abuso físico e verbal durante seu casamento de curta duração.

Recentemente, Johnny Depp está processando Amber Heard por difamação por causa das alegações de abuso.

De acordo com o International Business Times, Amber Heard pode pegar até três anos de prisão se for considerada culpada por falsificar provas contra Johnny Depp. Amber Heard afirmou que tinha os dois olhos roxos na noite anterior a aparecer no The Late Late Show com James Corden em 2015.

No entanto, em um documento do tribunal, a estilista de Amber Heard Samantha McMillen afirmou que a atriz não parecia ter nenhum machucado durante naquela época:

“Durante o dia 16 de dezembro de 2015, pude ver claramente que Amber Heard não apresentava marcas visíveis, hematomas, cortes ou ferimentos no rosto ou em qualquer outra parte do corpo”.

Depp também está processando o jornal The Sun por difamação.

Bacurau

9.5

Bacurau

9.5/10

Pros

  • Direção Impecável
  • Críticas atuais e bem construídas
  • Resgate da cultura brasileira
  • Fotografia e Arte

Cons

  • Contexto de cenas um pouco aberto demais
Continue Reading

cinema

Resgate, filme com Chris Hemsworth, ganha trailer

Produção estreia em 24 de abril na Netflix

Avatar

Published

on

A Netflix liberou nesta terça (07) o primeiro trailer de Resgate, filme de ação estrelado por Chris Hemsworth (Thor Ragnarok) e produzido pelo Irmãos Russo (Vingadores: Ultimato). Confira o vídeo:

A trama segue o destemido mercenário Tyler Rake (Hemsworth), que não tem nada a perder na vida quando é recrutado para resgatar o filho de um chefão do crime internacional. O menino foi sequestrado. O pai está preso. O submundo sinistro dos traficantes de armas e drogas torna a missão quase impossível. Uma coisa, porém, é certa: depois disso, Rake e o menino jamais serão os mesmos.

O roteiro foi escrito por Joe Russo e a direção do longa está a cargo de Sam Hargrave, que trabalhou na direção de dublês em produções como Atômica e Vingadores: Guerra Infinita. Além de Hemsworth, o filme tem em seu elenco nomes como David Harbour (Stranger Things; Viúva Negra), Marc Donato (Corrente do Bem), Fay Masterson (De Olhos Bem Fechados) e Derek Luke (13 Reasons Why).

Resgate estreia em 24 de abril na Netflix.

Bacurau

9.5

Bacurau

9.5/10

Pros

  • Direção Impecável
  • Críticas atuais e bem construídas
  • Resgate da cultura brasileira
  • Fotografia e Arte

Cons

  • Contexto de cenas um pouco aberto demais
Continue Reading

cinema

Ezra Miller enforca mulher na Islândia

Avatar

Published

on

By

Ezra Miller parece ter sufocado uma mulher em um bar em Reykjavik, na Islândia, em um vídeo que apareceu online no domingo à noite.

Apesar da confusão on-line sobre se o vídeo era uma piada – com memes já surgindo no Twitter, onde o nome de Miller tem tendência -, uma fonte do estabelecimento, Prikið Kaffihús, confirmou à Variety que essa foi uma grave briga no bar e que o homem, que eles identificam como Miller, foi escoltado para fora das instalações.

O vídeo de sete segundos mostra um homem dizendo: “Você quer brigar? É isso que você quer fazer? para uma jovem, que parece estar brincando se preparando para uma briga e está sorrindo.

Miller então agarra a garota pela garganta e a joga no chão. Nesse ponto, a pessoa que filma diz: “Uau, mano. Bro ”e para de filmar, com as filmagens terminando abruptamente.

A Variety  confirmou que o incidente ocorreu por volta das 18h de 1º de abril no Prikið Kaffihús, um bar moderno no centro de Reykjavik que Miller freqüenta quando está na cidade.

Não houve incidentes anteriores envolvendo o ator, que desempenha um papel fundamental na franquia “Animais Fantásticos” e deve interpretar Barry Allen na versão cinematográfica de ” The Flash “, da DC Comics .

Bacurau

9.5

Bacurau


9.5/10

Pros

  • Direção Impecável
  • Críticas atuais e bem construídas
  • Resgate da cultura brasileira
  • Fotografia e Arte

Cons

  • Contexto de cenas um pouco aberto demais


Continue Reading

Parceiros Editorias