Há muito tempo, o universo do RPG (“role playing game” ou “jogo de interpretação”) domina a mente de milhões de jovens ao redor do mundo. E sem dúvida, se você for um adepto desse mundo, já sabe que nada se compara à experiência de entrar numa história de Dungeons & Dragons.
Seja pela criatividade ou genialidade, jogar D&D é a maneira ideal de explorar mundos imaginários e que só pareciam possíveis na nossa imaginação. De fato, essa é a grande mágica da coisa, mas depois de tantos filmes e séries que nos apresentaram o melhor da fantasia, faz tempo que os fãs pediam um filme decente sobre esse universo.
Se a primeira tentativa nas telonas não deu muito certo (o fiasco Dungeons & Dragons – A Aventura Começa Agora, de 2000), prepare-se para uma nova imersão num mundo de magia, dragões e bárbaros.
Estreia em breve Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes (Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves), dos diretores Jonathan M. Goldstein e John Francis Daley. Esta nova aventura parece, de fato, honrar os apreciadores do jogo e entrega uma boa dose de diversão para aqueles que não são tão familiarizados assim com este pioneiro mundo.
A começar pelo elenco estrelado por Chris Pine (Mulher-Maravilha), Michelle Rodriguez (franquia Velozes & Furiosos), Justice Smith (The Get Down), Sophia Lillis (IT), Regé-Jean Page (Bridgerton) e Hugh Grant (Um Lugar Chamado Nothing Hill).
O mais interessante a se notar aqui é que Dungeons & Dragons – Honra Entre Ladrões não pretende entregar nada de novo em termos de fantasia. Tudo que veremos aqui já foi feito e desfeito em obras muito maiores como Senhor dos Anéis e Game Of Thrones.
No entanto, o mais interessante é a fidelidade ao universo do jogo de tabuleiro. Seja por seus incontáveis perigos ou pela astúcia dos personagens, este novo filme D&D parece perfeito para assistir com um grupo de amigos tal qual o famoso RPG.
Não espere grandes sensações ao adentrar a sala de cinema mais próxima, afinal, como já dito, Dungeons & Dragons – Honra Entre Ladrões é apenas um filme de aventura como tantos outros.
Porém, por mais distante que pareça dos adultos, ainda há algo apropriadamente cativante no filme mesmo com todos os seus clichês. Imagine se Guardiões da Galáxia (há até mesmo uma participação de Bradley Cooper) se encontrasse no mundo de GoT armado com personagens de Crônicas de Nárnia.
Parece idiota mas soa altamente divertido e amigável, sobretudo para as crianças que não precisam mais ver filmes infantilizados por si só.
Há um quê de inocência e saudosismo que somente quem assistiu Caverna do Dragão (há uma singela homenagem ao desenho) consegue capturar.
Por isso, vá ao cinema sem medo de se divertir e passe um bom tempo escapando do mundo real para entrar no imaginário sem culpa.