Em meio à Segunda Guerra Mundial, um garoto Jojo (Roman Griffin Davis) sonha se tornar um soldado nazista, mas passa por dilemas morais e nacionalistas ao descobrir que sua mãe esconde uma judia em sua casa. Não bastasse essa situação toda, o garoto ainda entra em conflito com seu melhor amigo imaginário Hitler para saber que atitude tomar.
Dirigido por Taika Waititi, mesma pessoa que nos trouxe Thor: Ragnarok e O Que Fazemos Nas Sombras, Jojo Rabbit é um filme profundo, polêmico e extremamente sarcástico e delicioso. Além de tudo, o longa foi baseado em um livro que a mãe de Taika lia pra ele quando criança. O livro não conta a mesma história, mas o filme foi feito baseado na forma como o Taika criança imaginava a história que a mãe lhe contava.
Taika, não contente em estar por trás das câmeras, encarna o próprio Hitler. E que melhor maneira de colocar um descendente de judeus russos para interpretar o papel desse ser que não deveria ser nomeado?!
Já abre com beatles cantado em alemão e aquela estranha sensação de que tá gostoso, mas ta estranho. hahaha
Absolutamente todo o elenco do filme trabalha muito bem e as doses de humor são misturadas a momentos de drama extremo sem que o expectador perca o interesse no enredo e a mensagem do filme não fica confusa, pois o roteiro se preocupa em expressar o absurdo do pensamento nazista de forma que o público não se sinta incentivado a colaborar com a causa.
O elenco também conta com Scarlett Johansson, Thomasin McKenzie, Sam Rockwell, Stephen Merchant e Rebel Wilson. Rendeu indicação ao Globo de ouro e Oscar, sem contar prêmios menores. E já está dando o que falar desde Cannes.
Com roteiro sem barrigas, 1h49 de puro deleite visual e abdominais em forma de risadas, não existem contra indicações ao filme.
O fim do segundo ato traz um ar mais dramático ao filme, e pode ser sensível para algum expectadores, mas creio que até esse ponto tenha sido trabalhado de forma delicada pelo diretor, que aproveita da explosão de cores e detalhes do cenário pra construir a história silenciosa que se desenrolará adiante.
Jojo Rabbit é o filme inusitado que a gente não fazia ideia de que ia se divertir tanto assistindo e agora está muito grato por existir.
Vai sozinho, leva xs namoradinhxs, vai com os amigos… mas ASSISTE! E reveja também. Vale cada centavo.