Ao usar este site, você concorda com a nossa política de privacidade e Termos de Uso.
Aceito
Cabana do LeitorCabana do Leitor
  • Cinema
  • Séries
  • Games
  • Sports
  • Mangás/Animes
  • HQs
  • Livros
  • Música
  • Cabaneiro!
Procure
© 2024 Cabana. Todos os direitos reservados.
Leitura Crítica | Kung Fu Panda 4 “diverte, mas já devia ter acabado”
Compartilhe
Font ResizerAa
Cabana do LeitorCabana do Leitor
Font ResizerAa
Procure
  • Cinema
  • Séries
  • Games
  • Sports
  • Mangás/Animes
  • HQs
  • Livros
  • Música
  • Cabaneiro!
Siga o Cabana
© 2024 Cabana. Todo os direitos reservados.
Kung Fu Panda 4
CinemaCríticas

Crítica | Kung Fu Panda 4 “diverte, mas já devia ter acabado”

Mesmo divertindo, Kung Fu Panda 4 não lida bem com seu legado e peca na ausência (e presença) de personagens dos filmes anteriores.

Matheus Monteiro
Última Atualização: 16/03/2024 13:07
Matheus Monteiro
Publicado 16 de março de 2024
Compartilhe
Kung Fu Panda 4
3 Diverte, mas não lida bem com o passado da franquia.
Kung Fu Panda 4

Dirigido por Mike Mitchell, Kung Fu Panda 4 chega aos cinemas oito anos depois de seu filme antecessor, dando continuidade à franquia de animação cheia de comédia e ação. O filme entretanto, apesar de ser bastante divertido em vários momentos, acaba sendo o mais fraco em comparação aos três primeiros.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

É mais que esperado que um novo filme de uma franquia de mais de 15 anos de existência recorra à nostalgia e elementos consolidados de seus primeiros filmes com uma ideia de “garantia” de sucesso, visando agradar fãs antigos (que hoje são adultos) e um novo público de crianças. Mas com essa estratégia há também riscos, e que neste filme, o roteiro falha e os comete descaradamente.

Leia Mais Na Cabana

Superman
Superman tem novo (e épico) trailer divulgado; assista
Tom Cruise se junta com Jin, do BTS, no programa "Run Seokjin"
Tom Cruise se junta com Jin, do BTS, no programa “Run Seokjin”
super mario
Super Mario World deve ser o nome da sequência animada da Nintendo

Em Kung Fu Panda 4, Po precisa encontrar um novo Dragão Guerreiro para o substituir, enquanto parte para uma jornada ao lado da raposa Zhen, para enfrentar a Camaleoa feiticeira capaz de assumir a forma de outras pessoas, inclusive os outros mestre-vilões já derrotados por Po.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -
Kung Fu Panda 4

Um quarto filme de animação de uma franquia de sucesso que falha em lidar com a própria história de seus filmes anteriores, produzido pela DreamWorks Animation e com Mitchell assumindo a direção, é um erro que aqui está sendo cometido pela segunda vez. Shrek para Sempre (lançado em 2010) foi o quarto filme da franquia Shrek e também dirigido por Mitchell, e já havia apresentado os mesmos problemas narrativos. Assim como em Shrek, a franquia Kung Fu Panda havia funcionado bem como uma trilogia (ainda que o terceiro filme de ambas não sejam tão bons quanto os dois primeiros), mas a chegada de um quarto filme com problemas em seu roteiro, deixa a sensação de que a história já deveria ter sido encerrada, e a pergunta que fica: há a necessidade de um quinto ou sexto filme?

O filme funciona como entretenimento e diversão, a história é bem contada – apesar dos problemas – e o ritmo das cenas flui bem, assim como nos outros Kung Fu Panda. Com um orçamento reduzido, cerca de 85 milhões de dólares (metade do orçamento dos filmes anteriores), a falta de qualidade técnica e visual da animação é extremamente perceptível neste longa.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

Po é o protagonista que carrega a comicidade e o drama do filme. Trazer novos personagens ao universo acrescenta um dinamismo à narrativa, explorando novas relações e novos ambientes. Mas a ausência dos Cinco Furiosos – Tigresa, Macaco, Louva-Deus, Garça e Víbora – é gigantesca, e pode apenas ser justificada por dois motivos: o baixo orçamento para a animação de mais 5 personagens; e um facilitador de roteiro, para que Po siga sua aventura apenas ao lado de Zhen, e que a ausência dos Cinco Furiosos é terrivelmente justificada com um simples dialogo expositivo explicando que os Cinco estão viajando para realizar outras missões.

Kung Fu Panda 4

Um outro exemplo de desrespeito e descaracterização de personagens que já foram consolidados anteriormente, é o potencial desperdiçado desta nova vilã – a feiticeira Camaleoa e seu poder de se transformar nos vilões dos filmes anteriores. Seria muito mais interessante acompanhar o desenvolvimento de um mistério sobre este aspecto, um retorno sinistro e inexplicável dos grandes vilões que voltam do mundo espiritual ao mundo mortal, e uma revelação da identidade da verdadeira vilã.

Mas sem segredo, sem mistério, o filme entrega todas as informações logo no início, tornando tudo extremamente previsível. E ao final do filme, quando há realmente a presença dos vilões anteriores (não apenas personificados pela Camaleoa), Tai Lung, Lord Shen, e Kai, se apresentam completamente descaracterizados de suas personalidades, como se fossem apenas velhos amigos de Po.

- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -

Facilitadores de roteiro e a falta de criatividade para lidar com o passado da franquia deixam a narrativa fraca e previsível. Mas, apesar de tudo, pode ser um bom e fácil entretenimento para quem não está atento à história dos primeiros filmes. Talvez funcione melhor para uma nova geração que conhecerá Kung Fu Panda a partir dessa nova obra.

Observação: Um destaque vai para a cena dos créditos, com a presença dos Cinco Furiosos ao som de “Baby One More Time” na voz de Jack Black, que encerra o filme quase numa sensação de alívio e diversão.

Kung Fu Panda 4 chega aos cinemas em 21 de março.

Agradecimentos à Universal Pictures Brasil, que convidou o Cabana para assistir o filme previamente.

Kung Fu Panda 4
Kung Fu Panda 4
Diverte, mas não lida bem com o passado da franquia. 3
Nota 3
Cabana Curtiu Nostalgia Divertido Jack Black cantando "Baby One More Time"
Cabana Não Gostou Narrativa e roteiro bagunçados Descaso com personagens clássicos da franquia Animação inferior aos anteriores
Sinopse
Po, o Grande Dragão Guerreiro é escolhido para se tornar o Líder Espiritual do Vale da Paz. A escolha em si já problemática ao colocar o mestre de kung fu mais improvável do mundo em um cargo como esse e além disso, ele precisa encontrar e treinar um novo Dragão Guerreiro antes de assumir a honrada posição e a pessoa certa parece ser Zhen uma raposa com muitas habilidades, mas que não gosta muito da ideia de ser treinada. Como se os desafios já não fossem o bastante, a Camaleoa, uma feiticeira perversa, tenta trazer de volta todos os vilões derrotados por Po do reino espiritual.
Harry Potter | Francesca Amewudah-Rivers não será Hermione Granger na série
Bailarina | Spin-off de John Wick ganha trailer inédito
Homem-Aranha Noir | Série com Nicholas Cage ganha teaser
TagsDestaque no CDLDreamWorks AnimationUniversal Pictures
Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Reddit Telegram Threads Copy Link

Encontre a Cabana

104kSeguidoresLike
3kSeguidoresSeguir
5.8kSeguidoresSeguir
3kInscritosInscritos
100SeguidoresSeguir
2kSeguidoresSeguir
180SeguidoresSeguir
10MembersJoin
70MembersSeguir
1.3kSeguidoresSeguir
- Anúncios -
Ad imageAd image
© 2024 Cabana, todos os direitos reservados.
  • Política de Privacidade e Contato
newsletter imagem arte
Junte-se a nós!
Assine nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts etc.

Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
adbanner
login imagen login imagen
Seja Bem-Vindo de Volta!

Entre na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?