Critica | Mais Que Especiais “O cinema francês em sua essência”

Você já parou para pensar que pessoas com distúrbios psicológicos também têm sentimentos?

Você já parou para pensar que pessoas com distúrbios psicológicos também têm sentimentos? 

O filme, Mais Que Especiais demonstra como a sociedade vira as costas para essas pessoas, de como elas são rejeitadas em diversas áreas sociais por não conseguirem se comunicar, interagir e às vezes apresentarem ações  violentas como forma de expressão.

Dois homens dedicam suas vidas para cuidar de pessoas com autismo, sendo elas adultos ou crianças, não importa a idade, através de suas instituições eles oferecem cuidados sem fins lucrativos, lidando com casos mais agressivos recusados por muitas clínicas.

Com um tom emocionante e um tanto reflexivo, Bruno (interpretado por Vincent Cassel, antagonista da série Westworld, além de ter feito Cisne Negro) e Malik (Reda Kateb) amigos e donos de instituições que aceitam pessoas com transtornos psicológicos que foram rejeitados de diversas clínicas da França, se dedicam totalmente para dar apoio e suporte a estas pessoas, além de ajuda-las a praticar atividades que são muito simples para nós, mas para essas pessoas são coisas de outro mundo.

O longa francês que teve a direção de Olivier Nakache e Éric Toledano (diretores do clássico Intocáveis e Samba) tem objetivo de trazer a tona uma questão social que é resolvida com amor, união e força de vontade para cuidar de pessoas que necessitam sim de um cuidado especial e precisam de um olhar mais humano para elas, pois muitas são trancadas e sedadas para poupar o tempo e trabalho dos outros, com isso Bruno tenta sempre dar um jeito para ajudar todos para não passarem suas vidas presos, assim também como Malik, que sempre buscam por uma solução, que muitas vezes deixavam suas vidas pessoais de lado para um bem maior, podemos notar isso toda vez que Bruno e suas tentativas de ter um encontro.

Com cenas muito barulhentas e dinâmicas, mostrando suas histórias e histórias daqueles que são mais especiais, Mais que Especiais, vai tocar o seu coração com amor e ternura, pois o filme passa essa mensagem de olhar para o outro e se colocar no lugar dele.

Com momentos variados entre humor para descontrair um assunto tão reflexivo e moralista, o filme apresenta momentos de tensão como já na primeira cena, além das partes que os personagens que possuem o transtornos passam por situações que deixam o espectador  ansioso para saber o desfecho das atitudes e de situações que vão acontecendo. Embora isso, a história vai se desenrolando de uma forma leve e esperançosa, que vai demonstrando que problemas sempre podem ser resolvidos do jeito certo.  

O filme traz um pontos éticos, econômicos e ainda por cima deixa bem claro seu ponto de vista por instituições independentes que não dependem do governo para agir  sobre aqueles que não tem uma condição financeira considerável para atender suas necessidades, além de fazê-los vivenciá-los momentos para que façam incluídos em um grupo social.

Em relação à trilha, ela te envolve aos fatos ocorridos, nesse quesito te faz sentir a vivência e a experiência em certa hora mais calma ou mais agitada que a cena apresenta, mostrando a conduta de como os personagens se sentem no momento daquela cena específica, te levando aos picos que o filme proporciona mais calmos ou mais agitados.

Mais Que Especiais estreia dia 25 de fevereiro (hoje) nos cinemas.

*Fomos convidados pela California Filmes a ver o filme de forma online.

Mais Que Especiais

Mais Que Especiais
85 100 0 1
Há 20 anos, dois homens dedicam suas vidas a crianças e adolescentes com autismo. Responsáveis por duas organizações sem fins lucrativos, eles têm a função de ensinar jovens vindos de locais carentes a serem cuidadores de casos extremos.
Há 20 anos, dois homens dedicam suas vidas a crianças e adolescentes com autismo. Responsáveis por duas organizações sem fins lucrativos, eles têm a função de ensinar jovens vindos de locais carentes a serem cuidadores de casos extremos.
85/100
Total Score

O CABANA APROVA

  • Ótimas atuações
  • Roteiro
  • Direção
Total
83
Shares
Related Posts
Total
83
Share