Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation é um anime light novel no estilo isekai, escrito por Rifujin na Magonote e ilustrado por Shirotaka. Ele começou a ser lançado em 2012 no Japão e apenas em 11 de janeiro de 2021 seu anime chegou ao Brasil pela Funimation. A animação possui 2 temporadas até o momento e está disponível para ser assistido em várias plataformas digitais, inclusive a Crunchyroll.
Mushoku Tensei conta a história de um NEET (“Not in Education, Employment, or Training”) fracassado, que tem sua vida humilhada pelos colegas de classe desde jovem, desempregado, que mora com os pais e sem perspectiva de melhora. Após ser expulso de casa pelos pais, o rapaz (que não sabemos o nome) sofre um acidente e morre ali. E assim, ele reencarna em mundo de fantasia e espadas, cultivando suas memórias da vida passada.
Desde seu nascimento até poucos anos de idade, Rudeus (seu nome no novo mundo) já mostra ser um menino muito inteligente e astuto. Decidido a não cometer os mesmos erros da vida passada e não ser medíocre como antes, ele se esforça para ser cada dia melhor e como um bom autodidata, passa uma boa parte do tempo estudando e aprendendo.
O anime tem um apelo sexual bem nítido, usando como base todos as normalidades da época, inclusive as ruins, para construir sua história. O machismo enraizado, subjugando as mulheres, com cenas de estupro, sequestro, violência, escravidão, entre outros. Rudeus percebe isso e usa todo o cenário ao seu favor sempre que possível. Embora ainda mantenha sua integridade e não use da violência contra inocentes e tente ajudar principalmente as crianças. Isso o torna um personagem diferenciado do que estamos acostumados. De longe, é um “príncipe encantando” que segue bons costumes. Ainda que um personagem de bom coração, ele não hesita em transparecer sua excitação sexual.
O cenário e personagens de Mushoku Tensei são muito bem caracterizados, suas histórias são bem construídas e daqueles que não foram, creio que nos próximos episódios serão reveladas. Muitas cenas de luta e sangue, com mistérios que realmente nos deixam curiosos e nos prendem à história.
Rudeus é filho de um guerreiro chamado Paul Greyrat e de uma feiticeira chamada Zenith, no qual ele possui muito mais as características da mãe e torna-se um feiticeiro talentoso pra sua idade. Com isso, ele é mandado para dar aulas apenas com 7 anos de idade afim de juntar dinheiro para conseguir ingressar numa escola de feitiçaria.
É um anime que te faz querer saber sobre os outros personagens, suas histórias, por onde andam, e que, por mais que sejam secundários, tornam-se importantes e com uma presença que faz falta. Cada um possui características singulares que os constroem e os diferenciam muito bem – sejam elas físicas ou comportamentais.
As batalhas com os guerreiros e os feiticeiros, deixam um pouco a desejar. As lutas em si são significativamente rápidas, explorando pouco dos movimentos dos personagens com seus corpos e técnicas. Diante do design apresentado e do cenário com tantas cores vibrantes, havia muito o que pudesse ser feito para deixar os telespectadores realmente admirados e fascinados, com a emoção à flor da pele pelo o que esperar da luta que se segue. Mas infelizmente isso não acontece e deixas um certo desapontamento.
Embora tenha alguns pontos negativos, o enredo se desenvolve bem. Assistimos com a percepção do personagem principal que não é “certinho” como o esperado, tornando as coisas mais reais e menos óbvias, se comparados a outros animes do subgênero e tão popular isekai. É uma experiência nova que te faz querer assistir até o fim.
Assista ao trailer de Mushoku Tensei.