o ultimo jogo 1

Crítica | O Último Jogo “Uma rivalidade entre brasileiros e argentinos”

Filme conta a história de uma rivalidade entre argentinos e brasileiros.

O filme O Último Jogo, conta a rivalidade entre brasileiros e argentinos, contando a história de como os moradores de dois povoados que são fronteiras entre um país e outro resolvem suas questões a partir de uma partida de futebol. 

Belezura é uma cidadezinha brasileira que depende da indústria de móveis para gerar empregos para a sua pequena população, com o plano de fechar as portas, os moradores se veem perdidos, pois sua renda vem pelo funcionamento da fábrica. Com isso os teriam que migrar para outros lugares e assim pretendem fazer o último jogo, contra Guarpa, seus vizinhos argentinos, para declarar um vencedor final. 

O filme já começa em um clima agitado, durante um jogo, demonstrando a impaciência do treinador do time nacional, a indignação dos torcedores verde-amarelo e de um narrador inquieto e falante com frases muito humorísticas. Com a derrota brasileira, o treinador do time decide que em uma semana, tempo para o próximo jogo, o placar ia ser diferente.

A trama é dividida em dias das semanas, onde cada dia vai acontecendo algo importante para o esperado jogo que acontece no domingo.

O Último Jogo, dirigido e roteirizado por Roberto Studart, responsável pela direção também de filmes como Pra Lá do Mundo e Mad Dogs. Studart diz que o Último Jogo foi  inspirado no livro “El Fantasista”, de Hernán Rivera Letelier, escritor chileno. Roberto ganhou esse livro em 2009, mas só foi em alguns anos depois que ele teve a ideia de transferir a linguagem que continha no livro para uma adaptação que sofreu modificações tanto de linguagem quanto de história, mantendo a rivalidade fortemente explícita mas direcionando ela entre brasileiros e argentinos.

Um filme que vai sim tirar alguns risos de você, com falas e personagens cômicos da cidade de Belezura, onde a rivalidade reina durante o filme inteiro. O roteiro aborda como  o futebol é importante para a cidade, de como os personagens são espertos e malandros, dando sempre um jeito para conquistarem coisas e pessoas para saciar seus desejos e ambições. Apesar disso, podemos perceber que os personagens mantêm uma relação de amizade e até mesmo estabelecem uma paixão tanto quanto as pessoas, a cidade e ao futebol.

O elenco que conta  com a atuação Belarmino, Pedro Lamin, Juliana Schalch, entre outros  mostra de como a atuação dos atores contribuíram para a formação dos personagens. Ademais, Studart diz que buscou por pessoas que tinham que saber jogar futebol, o que não foi muito difícil, pois vivemos no país do futebol.

Gravado na Serra Gaúcha, em uma cidadezinha chamada Santa Tereza, os moradores da região se disponibilizaram para serem figurantes e estarem presentes no filme.

o ultimo jogo 2

O longa foi produzido pela Truque Produtora e por Primitivo Filmes e com cenas que necessariamente precisavam serem captadas por todos os ângulos podemos citar uma cena que é mais dançante ou as cenas que ocorriam no campo, onde a câmera precisava acompanhar a bola e os passes. Assim também como cenas específicas que  pegavam apenas um ângulo para se focar apenas no que é coerente a cena, como cenas que se focaram mais em captar embaixadinhas.

A trilha sonora composta por instrumentais, são mais amenas, muitas delas nos lembram de instrumentos que já vem na mente uma identificação nacional, com músicas que representam o povo brasileiro e a situação que o filme nos proporciona.

Uma comédia que não é livre para todos os públicos, por conterem cenas mais levadas ao clima mais intenso, além de possuir um humor de situação, onde as falas alocados em algum momento da história vão fazer sim você dar uma risada, ademais, não tem como você não torcer para Belezura, pois desde o começo a vontade e o empenho de quererem ganhar o público vão te conquistar também.

O Ultimo Jogo

O Ultimo Jogo
80 100 0 1
Dois vilarejos separados por nove quilômetros e uma rivalidade ferrenha. Do lado brasileiro, os habitantes de Belezura, uma pequena cidade que vive de empregos na indústria moveleira, está prestes a encarar dois eventos que mudarão suas vidas: o fechamento da fábrica e a última partida de futebol contra os arquirrivais argentinos do povoado vizinho, o que para todos eles torna-se a última partida de futebol antes do fim do mundo. E em um ponto todos concordam: é preciso vence
Dois vilarejos separados por nove quilômetros e uma rivalidade ferrenha. Do lado brasileiro, os habitantes de Belezura, uma pequena cidade que vive de empregos na indústria moveleira, está prestes a encarar dois eventos que mudarão suas vidas: o fechamento da fábrica e a última partida de futebol contra os arquirrivais argentinos do povoado vizinho, o que para todos eles torna-se a última partida de futebol antes do fim do mundo. E em um ponto todos concordam: é preciso vence
80/100
NOTA FINAL
Very good

Um filme que expressa muito o amor pelo futebol, contando a divertida história de como a rivalidade pode levar as pessoas a cometerem coisas boas e ruins tudo em busca da vitória.

O Último Jogo é um filme nacional que vale muito a pena você parar para assistir e entender a forma que o esporte junta as pessoas. A trama repleta de mentiras, brigas, traições, que ainda vai te arrancar risadas e ver de como reviravoltas que podem mudar o rumo da história. 

Por isso, não perca  de prestigiar e se divertir com O Último Jogo que chega nas telinhas do cinema no dia 11 de março.

Total
165
Shares
Related Posts
Total
165
Share