A introdução do filme Ruby Marinho: Monstro Adolescente é muito divertida e funciona muito bem, uma vez que somos capazes de conhecer o estilo de vida da protagonista e ainda conhecer os seus costumes familiares.
A narrativa sabe se movimentar entre o drama e o humor e o filme possui cenas bem engraçadas.
Ruby Marinho é um filme realmente feito para o público infantil, e é bem possível notar isso por conta da história que, apesar de divertida, é muito “óbvia” e “clichê” para o público mais crescido que, no geral, não gostam de tanta magia.
Entretanto, é bem possível que adolescentes também gostem dele por conta do encaixe de problemas familiares e ansiedades, além de um arco muito relatável sobre sentir que não se encaixa.
O filme Ruby Marinho utiliza de sua trama fictícia para trazer essas questões comuns às crianças e adolescentes à tona. Mesmo assim, o filme exagera um pouco com essa questão da ansiedade. Há muitas cenas com crises de pânico que são um pouco desconfortáveis e chatas de assistir.
O filme lembra produções Pixar como “Red“, por relatar traumas geracional femininos, e “Lucca“, por conta da sua animação fora e dentro d’água; os monstrinhos são bem parecidos com os do filme de 2020.
Visualmente, o filme é lindo e muito criativo. Ele possui cenas muito iluminadas que dão um ar de cinema muito legal de acompanhar. O tipo de animação escolhida foi perfeito e combina muito com a trama.
A dublagem brasileira é incrível e muito engraçada, como sempre. Todavia, algo que deixou a desejar na transição do filme dos cinemas estadunidenses para os brasileiros foi que apenas alguns fragmentos visuais são traduzidos pro português – Logo no início, a adolescente mostra uma apresentação para sua mãe e algumas partes vem com coisas escritas em inglês e outras em português. É bem incômodo de assistir.
Outro problema é que a animação decai um pouco nas cenas finais… o kraken antagonista é muito mal feito e lembra as animações do início dos anos 2000 como Monster High e Barbie.
Se por um lado a questão visual traz, majoritariamente, elogios, não se pode dizer o mesmo da trilha sonora. As músicas são muito mal escolhidas e há uma certa quebra de expectativa causadas por ela – em algumas cenas, sentimos a necessidade de músicas explosivas ou emotivas e o filme faz umas escolhas muito básicas e genéricas.
Apesar de algumas falhas, Ruby Marinho: Monstro Adolescente é um ótimo filme que sabe agradar seu público-alvo.