A narrativa de Segredos de um Escândalo se passa em 2015, quando a atriz Elizabeth (Natalie Portman) se aproxima da família Yoo, que possui um passado polêmico (que, a princípio, não é revelado), com o objetivo de estudar intimamente o caráter pessoal da mãe e dona de casa Gracie Yoo (Julianne Moore).
Elizabeth interpretará Gracie em uma biografia sobre alguns eventos de sua vida nos anos 90, e a atriz está obcecada em relatá-la da forma mais fiel possível, chegando a invadir a vida de sua família em busca de fatores que possam contribuir com a sua atuação, sem se importar com as consequências de suas ações.
O comportamento obsessivo dessa atriz é relevado e disfarçado pela simpatia que ela demonstra.
Entretanto, Elizabeth não é a única personagem que demonstra algum traço questionável. Desde o começo do filme, o telespectador recebe “dicas” de que também há algo peculiar sobre a família Yoo que está sendo meticulosamente escondido pela direção. Essa estranheza é ressaltada pelas suas próprias ações e pelas reações das pessoas ao redor deles.
O roteiro de Segredos de um Escândalo foi escrito de forma realista – ele não tenta “explicar” os fatos importantes, mas visa deixar a narrativa fluir até que eles sejam eventualmente mencionados, de forma natural – Sendo assim, demora um tempo considerável até que esses fatos sejam revelados. Isso atiça a curiosidade do telespectador.
O roteiro também não faz questão de mostrar graficamente os eventos essenciais para o decorrer da narrativa; ao invés disso, o telespectador ouve diversos diálogos sobre algo que ainda não foi completamente decifrado – nem por nós, nem pelos próprios personagens – e tenta juntar as peças sobre o que poderia estar tão errado. Por ser fundamentada em falácias, a trama não parte de um ponto de vista confiável, levando quem assiste a se questionar constantemente sobre a veracidade dos fatos citados pelos personagens. São esses os elementos que moldam a atmosfera misteriosa que toma conta do filme do começo ao fim.
Apesar de ser um filme de suspense, “Segredos de um Escândalo” também conta com muito humor, por conta de seus personagens excêntricos e das situações bizarras que eles geram.
Como a obra possui um ar tão sério, mas que ao mesmo tempo esconde um teor cômico sutil, Segredos de um Escândalo precisaria de atuações impecáveis para funcionar – e é exatamente por isso que ela funciona tão bem; o elenco foi muito bem escolhido.
A sobriedade das atuações das ótimas Natalie Portman e Julianne Moore é um dos toques mais importantes do filme. Além delas, Charles Melton está melhor do que nunca no papel de Joe Yoo. Não é à toa que essas performances estão sendo tão comentadas entre as favoritas para o próximo Oscar.
É inevitável que o roteiro de Segredos de um Escândalo é muito bom; entretanto, ele vem gerando discussões por se basear em uma história de crime real, e por utilizá-la sem ter autorização para tal. A polêmica que inspirou o filme também se passa nos anos 90, quando Mary Kay Letourneau, uma mulher de 36 anos, foi presa por estrupo de vulnerável.
Assim em Segredos de um Escândalo, Mary manteve relações com o menino que ela estuprou e até mesmo se casou com ele. Ela morreu em 2020. Apesar da alteração de alguns pequenos detalhes (como nomes e a etnia de Joe Yoo, que na vida real não é coreano e sim samoano), a grande proximidade entre o caso e a narrativa é nítida.
A maior parte das críticas direcionadas aos criadores e produtores afirmam que é um desrespeito basear um filme em algo tão sério e real, sem que se tenha autorização de todas as partes envolvidas na história. Tais críticas são válidas, pois até mesmo Vill (ex-esposo de Mary Kay, retratado no filme como Joe Yoo) diz ter se sentido ofendido com o filme. “Eu ainda estou vivo e bem. Se eles tivessem entrado em contato comigo, poderíamos ter trabalhado juntos e criado uma obra prima.
Ao invés disso, eles escolheram roubar toda a história. Estou ofendido pelo projeto inteiro e pela falta de respeito comigo, que vivi e ainda estou vivendo uma história real”, conta Vili Fualaau em entrevista ao Hollywood Reporter.
O filme estreou em maio do ano passado nos Estados Unidos e teve uma boa recepção por parte da crítica. Ele recebeu as indicações de “melhor filme de comédia ou musical”, além de render indicações para os atores Charles Melton (“melhor ator coadjuvante”), Julianne Moore (“melhor atriz coadjuvante em filme de comédia ou musical”) e Natalie Portman (“melhor performance feminina em um filme de musical e comédia”); Além disso, Segredos de um Escândalo concorre ao Oscar de melhor roteiro original.