O final de uma das sagas mais esperadas finalmente chega. Nele, há elementos antigos como Emperador Palpatine e Lando que retornam para compor os personagens e trazer um final épico para os filmes. Mesmo Star Wars estando longe de acabar, a saga Skywalker acaba com o episódio 9. Nós do Cabana já assistimos e estamos aqui para lhe contar (SEM SPOILERS) o que achamos do filme.
JJ Abrams traz um filme com uma pegada bem tradicional, diferentemente do episódio 8 dirigido por Rian Johnson, mas isso também pode ser uma característica ruim. Muitos elementos da narrativa são bem previsíveis e semelhantes ao episódio 6 O Retorno do Jedi (já podemos perceber isso pela volta do Palpatine).
O diretor apresenta elementos novos e fiéis aos outros episódios da trilogia nova, mesmo que não consiga explorar eles a fundo, nada é deixado de lado, trazendo novas informações importantes para a história. Além disso, o filme é repleto de fan service, o que é maravilhoso mas pode irritar alguns fans.
Quando o filme começa, senti falta daquele sentimento Star Wars que todo início de filme traz, pois ele começa de uma forma muito rápida, com varias cenas curtas para centrar os personagens no novo momento da narrativa. Tudo parece muito rápido, mas logo em seguida vemos uma cena extremamente linda, a arte e a maquiagem criaram um ambiente com diversos personagens alienígenas, com explosões de cores e fofura.
Há duas cenas muito impactantes, uma pela surpresa e a outra por tentar ser uma nova cena das naves do episódio 8, onde tudo fica silencioso; nesta cena o som também transforma a atmosfera, tornando tudo mais épico.
Vendo esta filme posso dizer que senti todas as emoções que um ser humano pode sentir, como raiva, tristeza e completa felicidade. Creio que o final da saga pode não ser o melhor, pois todos tem suas expectativas muito altas, e eu não os culpo, porque afinal, é Star Wars, mas também não diria que foi ruim, preciso assistir esse filme mais algumas vezes para decidir, e digo para fazerem o mesmo, pois vale a pena.