Fazer uma boa adaptação de um livro já é muito difícil, agora fazer uma adaptação perfeita de uma história clássica como Os Três Mosqueteiros que tem até a sua versão animada como um filme do Mickey (Mickey, Donald e Pateta em Os Três Mosqueteiros) é uma tarefa quase impossível, mas Os Três Mosqueteiros: D’artagnan mostra que é possível.
Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan feito por Martin Bourboulon (Eiffel) é definitivamente a melhor versão cinematográfica já feita do clássico de 1844 escrito por Alexandre Dumas, até quem já não era fã da história vai se apaixonar por esse universo, você sai do cinema dando graças a deus que o filme vai ter uma sequência, porque o plot prende muito o telespectador. O longa entrega tudo que foi prometido.
A fotografia do filme é impecável, Nicolas Bolduc (O homem Duplicado) utilizou tons frios e pouca saturação para criar o clima de tensão do filme. A presença da cor dourada em boa parte das cenas se dá para mostrar a força da monarquia francesa na época. O figurino e locação são muito fiéis à realidade e historicamente precisos, os visuais da obra são simplesmente incríveis.
O elenco conta com atores franceses muito reverenciados como Vincent Cassel (Onze Homens e Um Segredo, Westworld) que dá a vida para Athos, François Civil (Frank) que vive o personagem principal D’Artagan, Louis Garrel (Os Sonhadores) como Louis XIII que está quase irreconhecível por conta do cabelo e figurino e Eva Green fazendo papel de Milady uma clássica Femme Fatale. O filme ainda conta com a brilhante Vicky Krieps (Trama Fantasma) que dá um show de atuação como a Rainha Ana e Lyna Khoudri ( A Cronica Francesa) como Constance.
Obviamente um filme sobre os três mosqueteiros não poderia faltar cenas épicas de duelos com espadas, mas a história também tem cenas que dão uma pitadinha de humor para suavizar o plot instigante, além de ter um pouco de romance. Os Três Mosqueteiros D’Artagnan comenta bastante sobre crenças e lealdade, tudo num contexto histórico de um momento de muita tensão política para a França.