A história de “Um Filho” tocará profundamente muitas pessoas, é um filme extremamente necessário e difícil de digerir. Ele é de uma sensibilidade inimaginável, mas, por ser um tópico polêmico, vai ser difícil de algumas pessoas entenderem a mensagem dele.
O filme é um retrato verdadeiro da vida de um adolescente com problemas psicológicos, as dores mostradas no filme são muito reais, o filme mostra facetas de distúrbios que não são abordados frequentemente, apesar de serem mais comuns do que as pessoas imaginam.
O roteiro do filme é muito bom, todas as situações parecem ter sido inspiradas na vida real de tão próximas do que muitos vivem, com certeza consultaram especialistas no assunto para fazer o longa. É difícil falar do roteiro desse filme sem dar spoiler, mas é importante dizer que eles conseguem mostrar com clareza o peso de decisões na vida.
Um filho traz à tona uma discussão super necessária sobre tratamentos psicológicos na vida de adolescentes e como a falta de um auxílio médico pode causar danos irreversíveis, além disso a história fala sobre divórcio, negligência parental, problemas familiares e escolares, ele é praticamente um aviso do que pode acontecer caso uma pessoa não receba o apoio necessário. Esse filme é pesado, porém necessário. Essa é uma obra que vai te fazer pensar durante dias sobre ela e questionar toda a sua vida.
A direção do filme foi feita pelo incrível Florian Zeller (Meu Pai), a obra é inspirada no roteiro escrito por ele, que antes de virar um filme era uma peça aclamada pela crítica, o filme consegue ser tão bom quanto seu sucessor, Meu Pai.
Zen Mcgrath (Marcas do Passado) é um ator novo na indústria do cinema e da vida ao personagem principal Nicholas, a sua atuação é magnífica, o ator parece claramente entender todos os sentimentos que o personagem tinha, mas Hugh Jackman (Wolverine) que faz o papel de Peter o pai de Nicholas é quem mais chama atenção no filme todo, ele sempre foi um ator incrível e essa foi de longe uma de suas melhores atuações.
Fazem parte do elenco também a aclamada Laura Dern (Jurassic Park e Big Little Lies) como a mãe do Nicholas, Vanessa Kirby fazendo o difícil papel de ex-amante e agora mulher de Jack o pai do personagem principal e como todas as atuações dela, ela está impecável, e o filme ainda conta com o vencedor do Oscar de melhor ator de 2021 Anthony Hopkins (Meu Pai e Silêncio dos inocentes).