Não há dúvidas que o seriado “Star Wars” vem nos entregando muito mais do que prometeu, trazendo mais do que apenas o exílio de Obi-Wan (Ewan McGregor), envolvendo o espectador em uma aventura que mostra como Kenobi conheceu a princesa Leia Organa (Vivien Lyra Blair).
O quinto episódio, contudo, foca em um combate de inteligência entre Obi-Wan e Darth Vader (Hayden Christensen), enquanto o mestre jedi tenta ganhar tempo para que um grupo de refugiados saia do alcance do império.
Esse embate estratégico é intercalado com flashbacks de um treino de esgrima que Kenobi e Anakin tiveram na época das guerras clônicas, que mostra o quão bem o mestre jedi conhecia seu aprendiz.
Claro que uma batalha contra o Império não poderia ficar sem fatalidades e dessa vez as vítimas foram Tala Durith (Indira Varma) e seu guardião droide, que durante o conflito com os stormtroopers acabam sendo alvejados pelo inimigo.
Contudo, o grande destaque desse episódio ficou com certeza com o poder de Darth Vader, que quase sem nenhum esforço conseguiu impedir a decolagem de uma espaçonave e depois a rasgou apenas com o uso da Força. Além disso, o flashback do treino entre Obi-Wan e Anakin deixou a dúvida do quão diferente eram as capacidades de esgrimas entre os dois.
Pois bem, vamos tentar construir uma avaliação entre as diferenças de combate entre Obi-Wan e Darth Vader/Anakin:
Estilo de Luta
O terceiro episódio do seriado nos trouxe um Obi-Wan que parecia não se entender com seu sabre de luz e mal podia prever os movimentos de seu adversário e isso tem uma explicação canônica.
Obi-Wan é mestre na forma de luta Soresu, que é uma técnica jedi que melhora as capacidades defensivas de seu usuário através da conexão com a Força, permitindo que o lutador possa antecipar os movimentos de seu adversário segundos a frente, tornando mais fácil a esquiva e o aparo de golpes ou tiros.
Ocorre que no seriado Obi-Wan tem sua conexão com a Força abalada pela dor provocada pela ordem 66, que destruiu a Ordem Jedi e o forçou a matar seu aprendiz, Anakin Skywalker, ou assim ele acreditava, mas que se tornou Darth Vader.
Por sua vez, Vader, desde sua época como jedi, é perito na forma Shien, que é um estilo de esgrima agressivo que usa a própria constituição física do seu usuário contra o oponente e Darth Vader ainda soma o peso da sua armadura em seus golpes, assim como aumenta sua força e velocidade com o uso do Lado Sombrio da Força, o colocando à frente de Obi-Wan atualmente. Além disso, Vader usa a dor e o medo de inocentes para reduzir ainda mais a conexão de um jedi com a força ao preencher o campo de batalha com sentimentos negativos.
Importante mencionar que o Shien não torna o esgrimista em um selvagem sem finesse, pois a técnica aumenta agilidade dos ataques tanto quanto aumenta a força.
Conexão com a força
Neste ponto o seriado deixa bem claro que Obi-Wan se afastou da Força e isso afeta um jedi muito mais do que o espectador consegue perceber, isso porque a conexão com a Força amplia as qualidades físicas de um jedi, tornando-o mais ágil, vigoroso e forte que uma pessoa comum, razão pela qual vemos um Kenobi que é apenas uma fraca sombra do mestre jedi que ele já foi um dia.
De outro bordo, termos Darth Vader, que se tornou um exímio estudante do Lado Negro, usando seu ódio para dominar a Força e a usar como uma arma a seu favor. Sua conexão natural com a Força o torna ainda mais perigoso que qualquer outro Lorde Sith, permitindo, por exemplo, a demonstração de poder que ele deu ao impedir a decolagem de uma nave imensa, que depois ele rasga como se não fosse nada.
Ocorre que o Lado Sombrio tem um preço pesado em seus usuários, consumindo seus corpos e mentes como uma droga, motivo pelo qual um mestre jedi com um profundo estudo da Força é capaz de superar o poder de Lorde Sith sem sofrer nada em retorno.
Contudo, para a questão aqui levantada a resposta é que Obi-Wan, em sua atual situação, não possui qualquer chance de vencer Vader em um combate direto, razão pela qual ele buscou usar a Terceira Irmã Reeva (Moses Ingram) para deter seu antigo aprendiz e amigo.
Todavia, essa tática pode se mostrar um tiro pela culatra, visto que a inquisidora parece estar a caminho de encontrar Luke Skywalker (Grant Feely) e provavelmente usará a criança para contra atacar Darth Vader, o que deve levar o Lorde Sith a aprender sobre o destino de seu filho.