A DC Comics anunciou nesta semana que, a partir de janeiro de 2020, irá finalizar as atividades dos selos Vertigo, DC Zoom e DC Ink em favor de uma nova estratégia de publicação, liberando todo o conteúdo publicado pela editora por meio de novos rótulos.
Segundo as informações da empresa, será introduzido um sistema de classificação indicativa, identificando o conteúdo destinado a leitores pré-adolescentes, público em geral e material destinado a leitores mais velhos.
Os três rótulos serão denominados como DC Kids, com foco em leitores com idade entre 8-12 anos; DC For Readers, destinado ao público da faixa etária entre 13-16 anos; e DC Black Label, onde abrigará todo conteúdo apropriado para leitores de 17 anos em diante.
Todos os materiais já anunciados para 2020 ou datas posteriores para os antigos selos serão distribuídos já em suas novas etiquetas, assim como as séries regulares em curso atualmente pela Vertigo, que serão atribuídas agora ao selo Black Label.
“Estamos voltando para uma apresentação singular da marca DC, que esteve presente durante a maior parte da nossa história até 1993, quando lançamos a Vertigo com a ideia de fornecer uma saída para nossos materiais mais ousados”, afirmou Dan DiDio no comunicado emitido à imprensa. “Pensamos que era o momento certo para trazer uma maior clareza para a marca DC e reforçar o nosso compromisso de contar histórias para todos os nossos fãs de todas as faixas etárias. Este novo sistema irá substituir a classificação que atualmente utilizamos no nosso material.”
O selo Vertigo foi lançado em 1993 sob a tutela da executiva Karen Berge e foi o lar de publicações de prestígio como Sandman, Preacher, Y The Last Man e Scalped, além de divulgar o trabalho inicial de inúmeros criadores, incluindo aí nomes como Neil Gaiman, Garth Ennis, Grant Morrison, Peter Milligan, Jason Aaron e Brian K. Vaughan.
O CDL havia informado tais mudanças há um mês, o que acabou se confirmando esta semana.