Muitos fãs da obra de Neil Gaiman, Sandman, consideram as ilustrações de Dave McKean parte fundamental do trabalho, com sua única e surreal combinação, contudo, apesar de tal fato, o artista estava correndo risco de ser demitido. Dá pra acreditar?
Durante o painel do DC FanDome, “O Universo de Sandman: Entre no Sonho”, Gaiman conversou a respeito do assunto, uma vez que McKean criou as capas para a história desde 1989, o qual mesmo assim recebeu a informação de que não continuaria na série.
O mais incrível da história, foi à reação de McKean quando Gaiman perguntou-lhe o que faria sobre isso, pois o ilustrador respondeu: “Vou passar os próximos dois dias pintando as próximas capas de Sandman”.
Destaca-se que ele completou as oito obras de arte, tal como havia falado, entregando-as dois dias depois, não deixando escolha aos executivos da Vertigo, se não aceitar e utilizar seu trabalho, fazendo com que McKean permanecesse como o artista de capa pelos próximos oito anos.
Recentemente, Sandman “ganhou” uma nova vida como uma série e uma adaptação da Netflix que está sendo desenvolvida por Gaiman e David S. Goyer.