O evento Future State chegou com tudo, já introduzindo uma Gotham City incrivelmente diferente da usual do Universo DC. Neste futuro, Batman e sua “família” não são mais bem vistos pela população, uma vez que a lei e a ordem são asseguradas graças ao Magistrado, uma organização militarizada que opera com o gabinete do prefeito a fim de manter a paz e caçar qualquer um que utilize uma máscara.
Atenção: os parágrafos a seguir contêm spoilers.
Em Future State: Dark Detective #1, os vigilantes são foras da lei em Gotham City, inclusive Bruce Wayne que não está indo muito bem nesse novo status quo, uma vez que tem um novo e misterioso inimigo que está tentando exterminá-lo, o Peackeeperer-01 (Pacificador – 01).
Com introdução rápida, Pacificador-01 se mostra como o líder das forças armadas do Magistrado, que fica cara a cara com Bruce Wayne, mostrando que sabe sua identidade secreta, assim como a organização militar contra vigilantes. Todavia, o vilão atira no estômago do herói, deixando-o para morrer.
Posteriormente, é anunciado a todos que tanto Wayne quanto Batman, estão mortos. Contudo, se o Magistrado sabe que Wayne é o Batman, não ficou claro a razão de não anunciarem publicamente a identidade secreta do popular playboy bilionário da cidade. Pode ser parte de um plano maior? Não sabemos, mas independente da razão por trás disso, o Pacificador-01 emerge como um mistério e uma ameaça em potencial para todos, principalmente para Bruce.
Nada obstante, vale lembrar que o vilão é atualmente na história o melhor “policial” em Gotham, como se fosse o novo Jim Gordon. No entanto, a identidade do personagem permanece oculta, pois ao longo de sua aparição no título, ele mantém sua máscara, impossibilitando de dizer quem poderia estar escondido debaixo dela. Usualmente, um personagem, seja “amigo ou inimigo”, que mantém sua identidade em segredo por um longo tempo muitas vezes significa que é alguém já visto anteriormente.
Portanto, Dark Detective exibe um Pacificador-01 de olho em Wayne (ex-Batman), e atual “Detetive Negro”, que é o alvo principal do vilão, indicando que há muito mais nessa história do que imaginamos. Ele pode ser um ex-membro da Família Bat que ainda está desaparecido, como também um inimigo do passado do Batman, que está usando o “poder” do Magistrado para operar livremente em Gotham. Quem quer que esteja sob a máscara, os leitores precisam se preparar para grandes revelações nas próximas edições dos quadrinhos.