Demolidor estreou no dia 10/04/2015 na Netflix e foi a série mais assistida ( na verdade pirateada) nos últimos tempos. E não é pra menos. A série vem no estilo Netflix, todos os episódios da temporada de uma vez pra assistir. tem gente que curte e inicia a maratona. Eu já curto assistir o episódio e mastigar , vendo um pouco de cada vez. Ver tudo numa lapada só, te faz esquecer ou deixar passar batido alguns pontos interessantes.
Demolidor é a série que coloca a Marvel de vez no topo da preferência por séries, uma vez que Agents of SHIELD não chega a convencer tanto ( seus melhores episódios são os easter-eggs com os filmes). Demolidor se passa no mesmo universo dos Vingadores, mas você nem se prende a esse detalhe, a história por si só já te faz deixar qualquer referência aos Vingadores senão de lado,pelo menos sem achar que é a coisa mais importante do episódio.
Ao assistir a primeira temporada completa constatei dois fatos interessantes:
1º) É uma adaptação da hq, mas não vai ficar presa ao que vemos nos quadrinhos. Algumas coisas podem ou não acontecer, inclusive neste mundo de Demolidor, nenhum personagem é vaca-sagrada, pode acontecer algo a qualquer momento. Isso é perfeito e mostra que quando bem feito, a galera não liga para fidelidade ( graças a Odin).
2º) A série do demolidor já começa a se ligar as futuras séries do Netflix como a do Punho de Ferro.
O Demolidor é muito humano e briga como a gente briga, ou seja apanha também. Ora ele bate, ora apanha. Muito diferente de uniformizados que derrubam só com o deslocamento do ar, o Demolidor tem esse lado mais “humano” o que o deixa um personagem mais palpável.
O dois primeiros episódios tem cenas finais que te deixam achando a série tão foda que você vai dar o play várias vezes e rever, rever e rever tais cenas. e muitas outras na série te farão agir assim.
Os sentidos aprimorados estão lá, mas o radar de Matt Murdock fica subentendido, sendo resultado de uma fusão dos sentidos ampliados.
Matt Murdock é o advogado cego da Cozinha do Inferno ( Hell’s Kitchen) que, em sociedade com seu amigo Foggy Nelson, abre um escritório de advocacia, a Nelson & Murdock. Logo eles conhecem a Karen Page, uma funcionária de uma empresa que quer mata-la por talvez saber demais. Pronto, a partir daí o que se vê é uma rede do crime muito ampla e da qual quase todo mundo faz parte e não dá pra confiar em ninguém.
O vilão principal, o Rei do Crime, custa a aparecer e quando aparece conquista o telespectador de cara. As vezes odiável, as vezes com traços de humanidade que até te fazem querer acreditar nas intenções dele. Fato é que esse Rei do Crime só pôde ser tão bem desenvolvido por que séries são o espaço adequado para desenvolver melhor os personagens, sejam mocinhos ou bandidos. Espetacular a atuação de Vincent D’onofrio.
Essa primeira temporada é a formação do vigilante Demolidor, como ele vai deixando de ser um simples vigilante mascarado até estilizar um uniforme, um nome de batalha e se ver como um herói.Um herói urbano no MCU.
A personagem mais chata da série é sem dúvida a Karen Page, mas até isso é justificável, pois ela representa a sede de justiça que falta na cidade e se ficar acomodado, o sistema te engole. Ela é meio que o grito dos oprimidos e tem segredos a esconder.
Diversos personagens estão na HQ, mesmo que não necessariamente na do Demolidor. Seria motivo suficiente para detonar uma série, mas como Demolidor é tão bem produzido,os personagens estão tão bem trabalhados que não há problemas em romper com o que conhecemos nas hqs. Lembrem-se que é uma adaptação!!!
Conversando com o público que assistiu, vários personagens cativaram o gosto dos fãs. Uns adoraram Foggy, outros o Ben Urich, alguns curtiram muito o estilo do Wesley( amigo e segunda pessoa do Rei do Crime). No meu caso, eu curti pra caramba o humor ácido de Leland Owsley, pense num cara comédia. Sempre com o comentário certo.
Então vamos falar dos personagens mais secundários:
1º) O Tucão.
Pouca gente cita esse marginalzinho que ficou até mais assustador na série, mas mata de rir de tão zé ruela que é nas hqs. A série optou por um Tucão menos cômico.
2º) Claire
Não sei se ela seria a versão Marvel da Enfermeira Noturna. Talvez quando sair a série do Luke Cage, pois já existe na Marvel uma personagem com esse nome só que ao invés de enfermeira é médica e também interesse amoroso do Luke ( mas e a Jessica Jones?). E isso é o bom da Netflix. os personagens conhecidos são ao mesmo tempo novidade para quem já os conhece. Parei de achar que Jessica Jones vai casar com Luke Cage e que os quadrinhos serão obedecidos.
3º) Wesley
Elegante e astuto. Personagem com muito potencial, presente nos quadrinhos e que teve ótimas participações na série. Wesley sempre era sinônimo de tramóia no ar e lealdade ao Rei, seu único amigo.
Na realidade se você parar pra analisar a série do Demolidor, sem Wesley, o Rei é só um marginal qualquer. Wesley foi quem manteve os pratos girando nesse império de Fisk e apagando todas as provas. Afinal quando Wesley dá um tempo na série o Matt Murdock passa a ter uma certa vantagem.
Pois é, quem sabe Wesley não seja o principal vilão da série?
4º) Leland Owsley
Nas hqs ele é o vilão Coruja, um contador que parte pro mundo do crime. Aqui não rola isso. Ele nem voa. E é um senhorzinho que tem comentários perfeitos!
Nos quadrinhos este é Owsley que vira O Coruja:
5º) Nobu
Ele vai proporcionar a melhor luta dessa primeira temporada. Aí sim,e como o Matt já apanha pra marginal, imagina prum cara metido a ninja?
6º) Gao
Ela nem é tão surpresa, mas a quadrilha dela sim, já que a heroína que o grupo dela comercializa, traz a marca do Punho de Ferro. E esse é o lado mais místico dos heróis Marvel/Netflix. E Gao ainda vai dar o que falar.
7º) Foggy Nelson
O Foggy nas hqs é o melhor coadjuvante de Daredevil, na série ele repete a proeza sendo o mais humanos dos personagens. E é pegador, pegando a mulher mais bonita da série. Aeee Foggynho!!!
8º) Ben Urich
O repórter amigão de Matt Murdock tá lá ajudando a desmascarar Wilson Fisk. Ben de todos os personagens, acho que ficou nessa temporada o mais subaproveitado. Interessante suas cenas no jornal aonde vemos diversas referências a Batalha de Nova Iorque e ao Terror no Harlem.
9º) Stick
Sim, o mestre do Demolidor, o ninja vestido de faxineiro está na série em um episódio que relembra a origem do lado mais ninja Demolidor. Episódios de flashback são sacais as vezes, mas todos os dessa série são bem encaixados e justificados.
10º)Vladimir
Um ex-Power Ranger na série do Demolidor. Nikolai Nikolaeff interpreta Vladimir, um mafioso russo ligado ao Rei do Crime. O personagem tem lá sua importância na série, mas coloquei ele aqui na matéria mais pelo fato dele ter feito Power Rangers- Jungle Fury.
11º) Melvin Potter
Muito forte e mentalmente instável. este é Melvin Potter, o “costureiro” de Wilson Fisk que cria ternos revestidos com cota de malha para proteger Fisk. Ele é quem cria o uniforme do Demolidor na série, e nos quadrinhos ele se torna o vilão Gladiador.
12º) Padre Lanton
Este personagem existe nas hqs mas somente na revista dos Fugitivos, heróis adolescentes que descobrem que os pais são vilões e fogem para se tornarem heróis! A presença dele na série serve para reforçar ao espectador da formação católica de Matt e como ele lida com sua fé e seu desejo por justiça (vale lembrar que nos EUA os católicos são mais rígidos em seguir os mandamentos, assim como os evangélicos são aqui).
13º) Brett Mahoney
O policial sério amigo de Matt e Foggy, aparece em edições variadas da Marvel, não sendo personagem específico do Demolidor.
Cabanóides que curtiram essa matéria, vejam em breve mais matérias sobre o Demolidor aqui, na Cabana do Leitor!