Apesar do grande sucesso de World of Warcraft e League of Legends, um desenvolvedor que trabalhou em ambos os projetos afirma que as empresas responsáveis como Riot Games e Blizzard pelos jogos abandonaram a humildade e abraçaram a arrogância.
Greg Street, que foi designer de sistemas líder de WoW e líder do MMO da Riot Games antes de sair para fundar seu próprio estúdio, Fantastic Pixel Castle, e desenvolver seu próprio jogo MMO, tem críticas para ambas as empresas. Após ler o livro do repórter da Bloomberg, Jason Schreier, sobre a Blizzard (Play Nice), Street observou “como a jornada da Riot foi semelhante à da Blizzard”.
“Ambos os estúdios tiveram sucesso inicial ao entender profundamente a jogabilidade dos gêneros nos quais queriam inovar. Mas então ambos seguiram em frente a partir desse sucesso para focar tanto (muito, na minha humilde opinião) no polimento. O polimento é extremamente caro, tipo ciclos de desenvolvimento de 9 anos caros…”
“E os jogadores se importam com o polimento. Só não acho que eles se importam o suficiente para esperar 9 anos. Vi ambos os estúdios descartarem jogabilidade que provavelmente atingiu uma barra de qualidade de 85% porque achavam que poderiam atingir 95% com mais alguns anos”
Essa filosofia, segundo Street, leva os estúdios a abordar “o desenvolvimento de jogos com humildade em vez de arrogância”. No entanto, ele afirma ter “visto ambas as empresas aparentemente abandonarem essa filosofia”, com o polimento “superando a jogabilidade”.