Ontem noticiamos que a empresa de entregas DHL Express Brasil foi acusada de censura por parte da editora Veneta por se negar a entregar a HQ “A Louca do Sagrado Coração”, de Jean Giraud e Alejandro Jodorowsky.
Hoje a DHL nos informou através de uma nota os motivos que levaram a negar a entrega da HQ depois das acusações de censura. Também disse que reavaliou o pedido é que a entrega será feita.
“A DHL Express (Brazil), como empresa global, realiza diariamente a logística de milhares de envios para mais de 220 países e territórios, os quais possuem legislações e políticas específicas acerca dos bens que por ele transitam.
Para garantir o cumprimento da legislação desses 220 países, bem como para assegurar a qualidade e rapidez nos serviços prestados, para cumprir com suas obrigações legais das alfândegas internacionais, tem assegurado o direito de, conforme consta em seus Termos e Condições de Transporte*, inspecionar as remessas transportadas com o objetivo de garantir a segurança e cumprimento de normativas aduaneiras e outros requerimentos legais.
O item 4 dos Termos e Condições de Transporte assim dispõe:
“4.Inspeção
A DHL reserva-se o direito de abrir e inspecionar qualquer Remessa sem notificação prévia, por motivos de segurança, aduaneiros ou por outras exigências legais”.
No caso da remessa enviada pela Editora Veneta, ao reanalisar o caso, avaliando maiores detalhes do envio, como país de origem e destino, o roteamento por onde o envio passará até a entrega final, informamos que a remessa não se enquadra na categoria de produto restrito para transporte. Esclarecimento já realizado com a Editora, será transportado até o destino final“
Ontem a editora Veneta denunciou o que foi visto como censura da empresa DHL por se nagar a fazer o transporte da HQ.
A HQ fala sobre o respeitável professor Alain Mangel, da universidade Sorbonne, que mergulha involuntariamente em uma jornada que vai desmanchar todas as suas certezas. Em uma viagem que vai de Paris às selvas amazônicas, o leitor descobre o esoterismo das corridas de cavalo, a santidade de um traficante de drogas e o poder do sangue de Jesus. Nessa jornada, tudo é desacreditado, até o ceticismo.