Connect with us

Colunistas

Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha, mas vocês sabem o porquê?

A obra prima de Douglas Adams se tornou um marco no dia do Orgulho Nerd, saiba o motivo.

Myrian Campos

Published

on

Essa data marca a estréia de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança em 1977, mas os fãs da saga preferem comemorar o Star Wars Day em 4 de Maio por conta do trocadilho “May The Fource”.

Os fãs de Douglas Adams então adotaram essa data como Dia da Toalha, em homenagem ao livro do autor O Guia do Mochileiro das Galáxias, que explica detalhadamente por que uma toalha é o melhor item que eu um viajante pode ter em seus pertences.

Inicialmente Douglas pensou em fazer uma trilogia, porém acabou escrevendo 5 livros, ficando assim conhecido como trilogia de cinco.

O livro original já foi adaptado em diversas mídias. Surgindo em um programa de rádio, já foi série TV, HQ’s, jogo de vídeo-game, peças de teatro e um filme.

O Filme baseado na história só veio a sair 27 anos depois do lançamento dos livros, em 2005, infelizmente após o falecimento do autor em decorrência de uma parada cardíaca em 2001.

Antes da versão definitiva do cinema a ideia foi cogitada foi em 1982, pelos produtores Ivan Reitman, Michael C. Gross e Joe Medjuck. Douglas Adams escreveu três diferentes versões do roteiro para a equipe de produção, sendo que Bill Murray e Dan Aykroyd estavam cotados na época para interpretar o personagem Ford Prefect, mas a ideia não foi levada pra frente e acabou perdendo para outra comédia de ficção científica Os Caça-Fantasmas.

No longa-metragem da saga, o rosto de Douglas Adams pode ser visto como um planeta durante o passeio de Slartibartfast pela galáxia. Uma singela homenagem da produção ao autor da série.

O elenco do filme conta com atores que hoje são consagrados na cultura pop.

O protagonista Arthur Dent é interpretador, por ninguém menos que, Martin Freeman, o próprio Bilbo, o Bolseiro dos filmes do O Hobbit.

Alan Rickman mundialmente conhecido como Snape da franquia de Harry Potter, faz o robô depressivo Marvin.

E não é só ele que está presente nas duas franquias, contamos também com Warwick Davis que faz o professor Filius Flitwick e Bill Nighy que interpreta o Rufo Scrimgeour na saga.

Além de um elenco de peso que conta com Sam Rockell, Zooey Deschanel, Stephen Fry e Helen Mirren.

Infelizmente, mesmo com um elenco de primeira o filme não vendeu muito bem, tendo uma bilheteria de pouco mais de US$50milhões de dólares, que para os números de hoje pode ser considerado irrisório pra uma produção baseada em um livro tão famoso.

A crítica também não recebeu bem o filme, que segundo alguns críticos não leva a essência ácida para as telonas.

Comments