Francis Ford Coppola apóia as críticas de Martin Scorsese aos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel. Partindo dos comentários do diretor irlandês no início do mês, comparando filmes da Marvel com parques temáticos, a conversa sobre se os filmes são considerados cinema ou não continua.
Ao longo das últimas semanas, figuras proeminentes de franquia, como Robert Downey Jr., James Gunn, Joss Whedon e Samuel L. Jackson, responderam às suas críticas, assim como Kevin Smith e Damon Lindelof. Agora, é o colega cineasta vencedor de Oscar de Scorsese, Coppola, que compartilha seus dois centavos sobre o assunto.
Conhecida pela trilogia O Poderoso Chefão, The Conversation e muitos outros clássicos, Coppola, como Scorsese, é amplamente considerado um dos grandes cineastas de todos os tempos. Sendo uma figura tão importante na indústria, as pessoas se certificam de ouvir quando ele tem algo a dizer. Com uma longa carreira como diretor, Coppola foi convidado a avaliar o debate em andamento sobre os filmes do MCU e, sem surpresa, ele tem algumas opiniões fortes sobre isso.
Falando aos jornalistas (via Yahoo!) logo após receber o prestigioso Prix Lumiere por sua contribuição indelével à indústria, Coppola compartilhou sinceramente seus sentimentos sobre as críticas da Scorsese à Marvel. E além de apoiar seu colega diretor ítalo-americano, ele deu um passo adiante, chamando os filmes de franquia de “desprezíveis”.
“Quando Martin Scorsese diz que as imagens da Marvel não são cinema, ele está certo, porque esperamos aprender algo com o cinema, esperamos ganhar algo, alguma iluminação, conhecimento e inspiração. Não sei se alguém tira algo disso vendo o mesmo filme várias vezes, Martin foi gentil quando disse que não é cinema. Ele não disse que é desprezível, o que eu apenas digo que é “.
Desde que fez sua declaração inicial, Scorsese saiu para esclarecer suas críticas ao MCU. Ele enfatizou que deseja mais filmes que sejam experiências singulares de teatro, dirigidas apenas por suas narrativas estabelecidas e nada mais.
No entanto, ele também admitiu que existem várias maneiras de fazer filmes hoje em dia, incluindo como a Marvel Studios faz crossovers, mas ele não os leva em consideração como cinema. Sua mensagem geral é bastante confusa, mas uma coisa é clara: ele defende sua afirmação de que o MCU não é considerado cinema.
Há muito o que descompactar na declaração de Coppola, mas parece que seu principal problema com o MCU é a falta de diversidade nas narrativas, o que não é algo sem mérito.
Ao longo dos anos, a franquia foi criticada por seus filmes de fórmula com seu formato de três atos. Isso também significa que Coppola pode realmente ter assistido alguns deles e formou uma opinião forte sobre isso, embora ele não tenha dito explicitamente. Dito isto, a Marvel Studios realmente começou a experimentar mais sobre isso em seus filmes mais recentes, particularmente com Vingadores e Pantera Negra.