Os criadores de animes tem reclamando muito ultimamente de que seu trabalho está provocando uma série de problemas com prazos cada mais apertados que as produtoras exigem, além de cada vez mais produções sendo feitas por poucos estúdios, sendo assim agora um dos motivos apontados são os fãs de animes para este problema.
O diretor do anime Kingdom, Jun Arai não é estranho ao mundo do anime. O diretor desempenhou um papel em algumas franquias incluindo One Piece, Gurren Lagann, Outlaw Star e Sword Art Online por exemplo. O diretor então agora culpa os fãs, não as apenas as produtoras pelo trabalho degradante dos animadores.
“Tenho muitos desafios no trabalho este ano. No ano passado, percebi que o preço unitário das empresas de anime é que quanto mais obras de alta qualidade são produzidas e mais populares elas são entre os fãs, quanto menor o preço unitário.
As pessoas que não pensam em coisas assim fazem, mas eu simplesmente não posso aceitar. De um modo geral, quanto maior a reputação de uma empresa, mais barato é comprar animação.”
Arai continuou:
“A razão pela qual não houve mais denúncias de animadores ativos da indústria de anime não é apenas o medo de ser excluído por essa empresa – é o medo de também ser atacado por fãs que amam os trabalhos da empresa e ser esmagado de duas maneiras. Famosos ou não, não importa. A esfera do consumidor do anime é aquela deformada e doente. Quando as pessoas estão fanaticamente apaixonadas, erros como esse acontecem.”