Connect with us

séries

Doctor Who | Tom Baker retorna à série para finalizar episódio perdido de 1979

Ivy Mendonça

Published

on

LOJA DC 4

Como a maioria dos fãs de Doctor Who devem saber, a série possui 26 arcos incompletos da série clássica devido a destruição das fitas pela BBC durante o período de 1960 e 1970 por razões econômicas. Tanto a BBC como os fãs da série tentam de todas as formas recuperar alguns episódios, sejam pequenos fragmentos de áudio com fotos ou gravações feitas por outras emissoras e até mesmo pelos próprios fãs. Muitos capítulos já foram recuperados e alguns recebem até restaurações animadas, juntamente com a trilha sonora e são colocados em DVD junto com os outros episódios.

Trajando novamente o chapéu, casaco longo e seu cachecol icônico, Tom Baker, que substitui Peter Davison em 1981 no papel de Doctor, está de volta como o Senhor do Tempo em novas cenas que completam um episódio perdido pela BBC, em 1979. No dia das gravações de Shada, houve uma greve na emissora, o episódio pretendia ser o final da festa de 17 anos da série e foi escrita pelo autor de Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams.

Além de dublar a animação, Baker aparece em imagens novas, vestido de Doctor. Os produtores usaram câmeras dos anos 70, juntamente com a Tardis original e o modelo de cachorro K9 para deixar a atmosfera do episódio o mais real possível.

O ator disse que era “uma questão de arrependimento” o fato de que Shada não havia sido completada. Perguntado porquê ele concordou em repetir o papel, ele disse: “Eu acho que nunca me deixou e é por isso que não posso me afastar disso. Foi um momento adorável da minha vida. Adorei fazer Doctor Who porque era vida para mim. Minha vida real era realmente muito monótona em comparação com a vida de Doctor Who quando estávamos fazendo isso.” disse Baker “O doutor Who para mim era um asilo e quando eu estava em [nele], em pleno vôo, fazendo sugestões tolas ou fazendo caretas engraçadas para que os atores rissem, então eu estava feliz“, completou.

Baker continua a ser o Doctor que ficou mais tempo em tela – seu período decorreu de 1974 a 1981 – e durante anos os fãs lamentaram ter perdido a chance de vê-lo no episódio de Shada. Ele brevemente retomou o papel na tela em um 1993 no especial Children in Need e fez uma aparição no 50º aniversário no especial Day of the Doctor.

Perguntado o porquê de ser o rosto mais popular, ele disse: “Porque eu era o mais tolo. Quando entendi isso, senti essa personalidade alienígena benevolente que fazia parte de mim e abracei. Isso me levou além.

É uma ótima maneira de se despedir de uma era de Doctor Who, da década de 70 e de Tom Baker em geral“, disse ele.

Outro membro do elenco original de Shada, Daniel Hill, disse que se sentiu “assombrado” por não ter tido a chance de ter terminado.

Ele lembrou que, quando os atores – incluindo Laila Ward, que interpretou a companion de Baker, Romana – se reuniram para fazer as vozes para a animação, “dissemos que nunca imaginamos, nem em um milhão de anos que estaríamos aqui fazendo isso… está terminado“.

Esse ano os fãs de Doctor Who estão recebendo um grande presente de Natal, a BBC lançará Shada em download no iTunes hoje, dia 24 de Novembro e em DVD no dia 4 de dezembro. Como Jodie Whittaker irá assumir seu papel de Doctor substituindo Peter Capaldi no especial de Natal e David Bradley atuando como primeiro Doctor (originalmente interpretado por William Hartnell) no mesmo especial, significa que vamos ter quatro doutores diferentes no mesmo mês.

Ivy Mendonça
Além de maratonista de séries, sou especialista em viagens espaciais e no tempo e adoro um chá suíço de maracujá.

fb: facebook.com/ivinajenta
tt: @ivinajenta
insta: @ivinajenta
Comments