Faltam apenas dois dias para a Bienal do Livro XIX e o Rio de janeiro já está no clima literário. Nesta terça-feira (27) a organização do evento surpreendeu a Cidade Maravilhosa com a inciativa “Doe uma história”, que tem como objetivo despertar o conhecimento sobre a necessidade da doação de sangue. Os doadores que comparecerem ao Hemorio até sexta-feira (30) serão presenteados com um livro.
Ao final do evento, as doações serão contabilizadas e o número final será convertido em livros, que serão doados para escolas públicas do Estado.
E não para por aí! Além do Hemorio, o evento divulgou também a parecia com o Metrô Rio e o BRT Rio na ação “Embarque na leitura”, em que foram distribuídos cerca de 1 mil livros entre algumas estações destes transportes. A iniciativa tem como objetivo tornar as viagens mais descontraídas e incentivar a leitura mesmo com a pressa do dia a dia.
Entre os títulos que foram “encontrados” pelos viajantes estavam O caçador de pipas de Khaled Hosseini, A culpa é das Estrelas de John Green, O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro, Dom Casmurro de Machado de Assis e diversas outras obras.
A Bienal também se preocupou em deixar cartinhas de incentivo à leitura com mensagens de artistas como Gilberto Gil, Sheron Menezzes, o ex-jogador do Flamengo Juan e Fábio Porchat.
Para surpreender ainda mais o leitor carioca, o BRT Rio vai distribuir mais 1 mil livros aos passageiros. No balcão de informações presente na Estação Alvorada, também serão disponibilizados exemplares. Para a retirada do livro neste local é preciso ficar atento a uma senha que está sendo liberada em postagens realizadas nas redes sociais do BRT Rio (Facebook e Twitter). É necessário um print para validação no momento da retirada.
Esse ano, além dessas iniciativas para incentivar a leitura, a Bienal também trará novidades para tornar ainda mais prazerosa a experiência de Pessoas com deficiência (PCD). Todas as sessões do evento terão tradução simultânea em libras, além de visitas guiadas para deficientes visuais no espaço infantil.
O evento também receberá 40 crianças com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant. O grupo conhecerá o espaço infantil com visitas guiadas nos dias 2 e 3 de setembro, com dois guias apresentando o espaço por meio de audiodescrição e experiência sensorial. Na Toca de Leitura serão disponibilizadas edições em braile para o contato direto das crianças.
No Pavilhão Laranja, que possui um espaço chamado “Pela estrada afora”, os visitantes poderão explorar uma floresta que ganha vida dentro de um grande livro pop-up em um ambiente de experiência sensorial que convida crianças e adultos a descobrirem o universo da literatura infantil.
As visitas guiadas para deficientes visuais acontecerão nos dias 30 e 31 de agosto, no dia 1º e entre 4 e 8 de setembro (às 9h, durante a semana, e às 10h, nos finais de semana), com inscrição prévia através do site.