Um dos maiores atores de sua geração, Donald Sutherland veio a óbito aos 88 anos de idade, informa o site Variety.
Donald Sutherland, cujas atuações em filmes como M*A*S* , Gente como a gente e Jogos Vorazes provaram que ele podia retratar o sinistro, o simpático, o cômico ou o trágico com igual desenvoltura, morreu e ficou para sempre nos fãs de grandes franquias.
O ator jamais ganhou um Oscar, mas a academia o premiou com um prêmio honorário em 2017 por sua carreira.
O ator ganhador do Emmy e do Globo de Ouro, ganhando destaque em seus papeis que fez como mocinho ou vilão em diversos longas. Seu papel coadjuvante como o malvado Presidente Snow na franquia “Jogos Vorazes” talvez tenha sido o mais preominente para as novas gerações.
Sutherland ganhou um Emmy de ator coadjuvante por “Citizen X” da HBO em 1995 e também foi indicado em 2006 pela minissérie Lifetime “Human Trafficking”.
O filho mais famoso do ator, Kiefer deixou uma mensagem de despedida para o pai:
“Com o coração pesado, digo a vocês que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Eu pessoalmente acho que ele é um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se intimidou com um papel, bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida.”
Kiefer é um dos quatro filhos de Donald (seus irmãos são Roeg, Rossif e Angus). O falecido ator também teve uma filha, Rachel. Kiefer seguiu os passos do pai como ator, e a dupla pai e filho estrelou juntos em projetos várias vezes ao longo dos anos, incluindo os filmes “Max Dugan Returns” (1983), “Forsaken” (2015) e “A Time to Kill” (1996). O ator teve seu papel mais prominente na série 24 horas.