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A Electronic Arts Inc. (EA) e a Fédération Internationale de Football Association  (FIFA) anunciaram hoje um ecossistema de eSports maior e evoluído do EA SPORTS™ FIFA20, incluindo novas competições e o retorno dos torneios da Football League, além de torneios online da EA SPORTS FIFA 20 Global Series, incluindo a FIFA eWorld Cup™. Essas extensas atualizações irão manter jogadores, jogadoras e espectadores conectados ao ambiente competitivo do EA SPORTS FIFA, aproveitando o sucesso global da EA SPORTS FIFA Stay and Play Cup, que foi transmitida em mais de 100 países. A audiência do conteúdo EA SPORTS FIFA cresceu 260%* em relação ao ano passado, um número sem precedentes.

EA SPORTS FIFA 20 Summer Cup Series conta com seis torneios regionais online, com convites aos melhores jogadores da Europa, Ásia, América do Sul, Oceania, América do Norte e Oriente Médio-África, todos competindo para ser um dos seis campeões. A premiação total da Summer Cup Series é de US$ 228.000, e os torneios serão realizados entre 17 de julho e 9 de agosto. Mais informações sobre a EA SPORTS FIFA 20 Summer Cup estão disponíveis aqui.

“Temos visto um engajamento incrível dos fãs com nossos eventos competitivos nos últimos meses. Nossa parceria com as principais ligas de futebol resultou em mais de 100 horas de transmissões apenas na TV e agora estamos ansiosos para oferecer aos jogadores, jogadoras e telespectadores mais competições incríveis para disputar e assistir”, disse Brent Koning, Competitive Gaming Commisioner da EA SPORTS FIFA. “A substituição de torneios presenciais, os favoritos dos fãs, é inevitável pois priorizamos a segurança dos jogadores e jogadoras. Mesmo assim, estamos entusiasmados por ter mais eventos do que nunca neste verão nos eSports do FIFA”.

“Nas próximas semanas, estamos ansiosos para lançar alternativas emocionantes para os eventos previstos anteriormente na FIFA 20 Global Series, garantindo segurança e os mais altos padrões de torneio possíveis. Os participantes não teriam garantias de presença nos eventos programados inicialmente devido à situação atual e às limitações do formato somente on-line para a realização de ativações globais”, disse Christian Volk, Director of Gaming and eFootball da FIFA. “Nestes tempos difíceis, estamos comprometidos em dar suporte a nossos apoiadores, jogadores e jogadoras, fãs e a comunidade em geral, para que permaneçam engajados por meio do EA SPORTS FIFA. Também continuaremos trabalhando em parceria com os integrantes das associações da FIFA para sediar o eFriendlies em todo o mundo e levar futebol virtual aos fãs de cada país.”

Além disso, muitas das principais ligas de futebol do mundo, incluindo Bundesliga, LaLiga, Ligue 1, MLS e mais, estão retomando os eventos de eSports do EA SPORTS FIFA 20 sob formatos revisados. Os fãs também podem acompanhar a UEFA eChampions League, que fará a transição para um evento especial online para convidados em meados de agosto. Mais informações sobre os anúncios subsequentes de eSports para parceiros da liga do EA SPORTS FIFA 20 podem ser encontradas nos respectivos sites.

As associações filiadas à FIFA também continuarão organizando competições nacionais e internacionais online de eSports para envolver as comunidades locais do EA SPORTS FIFA. Mais informações sobre os eventos de eSports da FIFA realizados em cada país estão disponíveis nos respectivos sites das associações filiadas.

Os torneios que não serão realizados como consequência da situação atual incluem a Etapa VI da EA SPORTS FIFA 20 FUT Champions Cup, FIFA eNations Cup™ 2020, EA SPORTS FIFA 20 Global Series Playoffs e FIFA eWorld Cup™ 2020 .Estes torneios exigem um formato global e presencial, por isso não podem ser executados online.

A EA ainda oferecerá um total de US$ 200.000 em prêmios para quem se classificar para a Etapa VI da FUT Champions Cup, e mais US$ 700.000 com base no ranking da EA SPORTS FIFA 20 Global Series a partir de 3 de março de 2020.

Para obter todos os detalhes da EA SPORTS FIFA 20 Summer Cup Series, do torneio eChampions League e muito mais, visite www.ea.com/games/fifa/fifa-20/compete/news/esports-evolution-updates.

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Valorant | First Strike conta com premiação de R$ 200 mil

Além da divulgação do prêmio, a Riot ainda anunciou uma pequena mudança dentro das datas do torneio.

Alexia Menezes

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A Riot Games anunciou nesta terça-feira (27) que o primeiro torneio oficial global de Valorant da empresa contará com uma premiação total de R$ 200 mil, com divisão por posição das equipes. O evento acontecerá de outubro a dezembro.

Boa parte da comunidade ficou chocada com o valor alto da premiação, visto que, mesmo com o grande sucesso, Valorant é um jogo novo e isso mostra não só o poder que o cenário está obtendo, mas também todo o retorno da comunidade.

Além disso, a empresa ainda anunciou uma pequena mudança dentro das datas do torneio. As Qualificatórias Finais seriam realizadas nos dias 14 e 15 de novembro. Agora, o evento começará no dia 13, quando será realizado a rodada que contará com 16 confrontos, e terminará no dia 15 sendo 4 MD3 por dia, e cada vencedor se classificará para o evento principal do First Strike. Apenas nos dois últimos dias acontecerá as transmissões da Qualificatória Final, na íntegra.

First Strike acontecerá de 3 a 6 de dezembro, em horário a ser divulgado posteriormente.

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e-Sports

Valorant | Cloud9 divulga nova equipe feminina

As jogadoras farão parte da Cloud9 White e foram anunciadas na conta oficial da organização americana.

Alexia Menezes

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No último domingo (25) a Cloud9 anunciou a contratação de uma lineup totalmente feminina de Valorant. As jogadoras farão parte da Cloud9 White e foram anunciadas na conta oficial da organização americana.

Confira o elenco:

Antes mesmo da nova equipe fazer parte da C9, as jogadoras já haviam conquistado vitórias dentro do cenário de Valorant, desde uma ótima atuação no Counter Logic Gaming – Blitz Open Cup, até vencendo a FTW Summer Showdown, torneio que fez parte da Série Ignição, como MAJKL Roster.

Cloud9 White já está ativa, competindo pelas classificações no torneio First Strike da Riot Games que se iniciou nesta segunda-feira (26).

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League of Legends | Qual o segredo do sucesso?

Após 10 anos, League of Legends segue sendo um dos maiores jogos da atualidade.

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leona lol

Pode-se dizer que a indústria de jogos está em constante movimento, alguns diriam que até mais que a do cinema ultimamente. Muitos jogos surgem, inovam, copiam ou se inspiram em outros. Alguns são tão icônicos que são responsáveis por criar todo um gênero, como Dark Souls por exemplo, que cunhou o gênero “Souls-Like”.

Outros utilizam de inspirações e criam Mods que posteriormente viram jogos completos, como DOTA fez com os heróis de Warcraft III. Tudo começou em 2003 com o lançamento do incrível e inimaginável jogo lançado pela Blizzard na época. 

O surgimento do MOBA

Algum tempo após o lançamento de Warcraft III, Eul, Guinsoo e IceFrog criariam o mapa e Mod que ficaria conhecido como Defense of the Ancients, ou popularmente conhecido como DotA. Foi neste jogo em que o conceito de Multiplayer Online Battle Arena, ou MOBA, foi criado.

Por muito tempo Dota foi o único MOBA famoso e com boa receptividade. Sabe-se que antes de DotA houve um Mod para Starcraft 1, Aeon of Strife, que basicamente foi o precursor de DotA, porém DotA ficou muito maior que AoS e levou o Mod ao esquecimento logo.

League of Legends e seu Sucesso

Após alguns anos, em 2008, uma pequena empresa surgiu com apenas um único e singelo jogo, algo tão pequeno, que na época ninguém imaginaria a imensidão e força que a empresa ganhou. Sim, estamos falando sobre a Riot Games

Guinsoo foi um dos responsáveis pela criação e manutenção de League of Legends. A Riot Games até 2019 tinha apenas um jogo, o popular “LoLzinho”. Por muito tempo questionou-se como uma empresa de jogos com apenas um jogo em seu catálogo conseguiu sobreviver por 10 longos anos. Afinal, qual é o segredo do sucesso de League of Legends?

Claro, não podemos dar a receita de um jogo de sucesso como League of Legends, mas podemos analisar como o jogo chegou ao ápice. Primeiro, podemos falar sobre a diferença entre DotA e League of Legends.

DotA sempre teve um público fiel, porém o estilo do jogo afastava alguns jogadores pelo tempo que as partidas demoravam e toda a complexidade do jogo. League of Legends chegou com uma proposta de um jogo mais dinâmico e mais rápido. Isso conseguiu atrair muitos jogadores que gostaram do estilo MOBA, mas que não conseguiram jogar Dota pela complexidade.

Isso sozinho não foi o fator responsável pelo sucesso gigantesco de League of Legends, nós podemos jogar essa “culpa” também no trabalho excepcional de saber conversar e atingir o público alvo. É seguro afirmar que League of Legends desde o início soube quem era seu público alvo e como atingi-lo. Ora essa, o jogo nunca deu vantagens a quem gastasse dinheiro de verdade dentro do jogo, nunca nem mesmo cogitou em aceitar dinheiro para tornar o jogador mais forte, e mesmo assim, a receita anual da Riot não parou e não para de crescer apenas com a venda de itens cosméticos.

A proposta da gratuidade do game foi algo realmente novo na época, em 2008 era comum jogos em que você pagava para jogar e tinha tudo desbloqueado para que pudesse conseguir dentro do jogo. Ou jogos que se diziam gratuítos, mas que os jogadores que gastavam mais dinheiro tinha inúmeras vantagens em cima dos que nunca gastaram nada.

Houve uma popularização do gênero do MOBA durante um período que inúmeros jogos do gênero foram criados e lançados, foi um verdadeiro boom, qualquer coisa que pudesse imaginar, existiria uma MOBA sobre, inclusive DotA 2 foi lançado e conseguiu seu lugar de destaque no cenário.

Cenário esse que foi um grande fator de sucesso. Campeonatos de videogames já existiam, com premiação inclusive, tínhamos Starcraft, outros campeonatos menores de jogos de esportes e até mesmo o grande evento que é a EVO com jogos de luta.

Porém um dos responsáveis pelo termo E-Sport foi o League of Legends. Finalmente passou a existir times profissionais, jogadores profissionais com fãs e torcidas a ponto de finais acontecendo em grandes estádios. Claro que League não foi o único responsável pelo grande sucesso do cenário de e-sport, mas é impossível não dizer que grande parte do sucesso se deve aos campeonatos de League of Legends, dos eventos regionais até os internacionais, como MSI e o Mundial. Além disso, vimos acontecer o inimaginável, grandes times de Futebol começaram a investir em nossa comunidade e hoje temos Flamengo, Santos, Cruzeiro dentro do cenário, além dos times gringos como Paris Saint-Germain com a PSG, que inclusive jogou no Worlds deste ano.

E mesmo com a grande quantidade de jogos lançada, League of Legends sempre se manteve no topo, o reinado de League of Legends foi tão forte que por um tempo Heroes of Newerth foi o principal concorrente do LoL e hoje nem mesmo ouvimos falar sobre o jogo. Hoje o principal “concorrente” é DotA 2, afinal são os dois jogos que souberam como tratar seu público e, além de tudo, souberam como sempre estar renovando dentro do jogo. Entretanto, League segue sendo o jogo com mais espectadores em todas as plataformas de streaming.

O sucesso e a atenção que a Riot Games teve com o público foi tanto que em seu aniversário de 10 anos a empresa anunciou uma série de novos jogos e novidades referentes ao universo de League of Legends, até mesmo um filme documentário e o Anime. Valorant e Legends of Runeterra foram os primeiros produtos desta nova fase da empresa, e em pouco tempo ambos os jogos já tem uma base sólida de fãs e jogadores, com uma comunidade forte que vem aumentando todos os dias. E se ambos conseguirem o sucesso que LoL conseguiu, a empresa ainda vai comemorar vários aniversários.

League of Legends e toda a franquia da Riot Games continua gratuita para jogar e não há pretensão da empresa de abandonar esta proposta.

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