Os clubes de assinatura literária têm servido para aplacar a crise no mercado editorial em todo o país. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCom), houve um aumento de 167% nos negócios envolvendo os clubes de assinaturas nos últimos quatro anos.
Para o book advisor Eduardo Villela, espera-se que as assinaturas cresçam ainda mais e que o faturamento através desse canal de vendas se multiplique nos próximos anos.
“Os clubes de assinatura de livros estimulam a leitura e valorizam a importância do livro no Brasil enquanto um produto que agrega inúmeros benefícios a leitores de diferentes idades (melhora de raciocínio, da criatividade, do repertório cultural, da capacidade de aprendizagem e do espírito crítico, além de ser uma excelente forma de lazer). A pesquisa ‘Produção e vendas do setor editorial brasileiro’ mostrou que em 2018 foram vendidos aproximadamente dois milhões e duzentos mil exemplares por meio de clubes de assinatura”
Além de livros com gêneros que correspondem à personalidade dos assinantes, as editoras disponibilizam também brindes exclusivos e um espaço digital reservado para que os leitores possam interagir e discutir suas leituras.
Outro diferencial é que o leitor não precisar sair de casa para receber o produto. A entrega em domicílio é um fator determinante para os interessados na leitura, mas que estão com o tempo corrido. A proposta também é muito interessante para aqueles que moram em cidades onde livrarias e sebos são escassos.
“As pessoas leem desde que os livros escolhidos sejam do interesse delas. Os kits chegam a casa dos leitores em uma caixa bonita e de qualidade, que poderá inclusive depois ser reaproveitada para guardar outros objetos. Dentro da caixa, além dos livros em si, o leitor encontra uma revista contendo entrevistas especiais com os autores, curadores e outras informações inusitadas sobre os livros do mês corrente, pôsteres para colecionarem, marcadores de páginas e outros mimos que enchem os olhos. Abrir uma caixa de um clube de assinatura de livros é uma experiência muito gostosa!” explica Eduardo.
Algumas editoras, inclusive, utilizam-se dos clubes de assinatura para inovar, trazendo versões impressas dos livros de autores independentes, clássicos que há muito tempo não são mais impressos e tradução de obras que não são disponibilizadas no Brasil, como também antecipar lançamentos aos assinantes antes dos volumes chegarem por aqui oficialmente.
A proposta em ascensão já conta com diversas opções como a TAG, Clube SKOOB, Turista literário, além do Clube Intrínsecos, que encabeça a lista dos mais procurados. O clube de assinaturas da editora Intrínseca oferece obras de gêneros variados com edições exclusivas em capa dura, entregues em uma caixa especial a um preço acessível.
Com o aumento crescente de vendas, as editoras aproveitam também para expandir suas publicações, pois conseguem viabilizar uma quantidade de exemplares de um título a um número próximo ou até maior do que a 1ª tiragem média produzida por médias e grandes editoras.
Os clubes de assinatura funcionam como uma opção de vendas de livros alternativa ao método tradicional conhecido – através de livraria física ou virtual. O novo formato está em crescente expansão e a previsão é que em pouco tempo ela ganhe muito mais adeptos no Brasil e no mundo.
Outro modelo interessante de vendas de livros é o Kindle Unlimited, que é uma plataforma exclusiva da Amazon disponibilizada somente para dispositivos e-readers. A iniciativa da gigante estrangeira oferece mais de 1 milhão de e-books através de uma assinatura mensal que o usuário pode cancelar quando desejar. E como se isso já não fosse atraente, o leitor ainda pode experimentar o plano por um mês sem pagar nada.
Com a assinatura ativa, o usuário pode escolher até dez livros por vez e baixá-los diretamente em seu Kindle, desde que o e-book esteja cadastrado no KDP Select; depois é possível devolver um volume já finalizado ou que não deseja mais ler e baixar outro no lugar. E não é preciso comprar o dispositivo para ter acesso à plataforma; usuários de tablets e celulares – ou até mesmo internautas – podem baixar o aplicativo Kindle e, a partir dele, ler o que quiser onde quiser.
Os diferenciais do Kindle Unlimited é que ele dispensa gastos com frete, envia o livro instantaneamente ao leitor e ainda oferece um gama de livros internacionais e nacionais, além de novos autores que o público provavelmente não conheceria de outra forma. É uma maneira de transgredir a leitura tradicional e conhecer novos nomes da literatura.