Sem sombra de dúvidas Se7en – Os Sete Crimes Capitais é um dos filmes mais marcantes do anos 90. Responsável por alavancar a carreira do diretor David Fincher à um novo patamar, a obra completou 25 anos na semana passada. Em comemoração, fizemos esse apanhado de 25 curiosidades sobre o filme. Como de mistério já basta a trama, vamos para nossa lista:
- Um dos aspectos mais marcantes do filme é a atuação de Brad Pitt, mas por muito pouco outro ator não assumiu o papel. Denzel Washington foi a primeira escolha para interpretar o detetive Mills, mas na época por achá-lo sombrio demais o ator passou a oportunidade. Anos mais tarde ele afirmou que se arrependeu de sua escolha.
- Durante uma das cenas de perseguição à John Doe, Pitt realmente quebrou o braço. A solução encontrada pelo filme foi incluir a lesão como parte do personagem.
- Uma das grandes inspirações para o roteirista da história, foram os meses que passou em Nova Iorque. Nessa época Andrew Kevin Walker ainda tentava adentrar a indústria cinematográfica.
- Inclusive, em uma homenagem posterior para ele, Fincher nomeou três detetives de seu próximo filme, Clube Da Luta de Andrew, Kevin e Walker.
- O final original do filme era com John Doe assassinando Mills para ser baleado por Somerset logo depois.
- O xingamento “fuck” é dito um total de 74 vezes. Um número bem alto até para um filme com a sua classificação etária.
- Os cenários de Hollywood são sempre reutilizáveis. Por isso, a biblioteca que o personagem de Morgan Freeman vive frequentando serviu como banco em O Máskara.
- Da mesma forma, o café da cena em que ele se encontra com Gwyneth Paltrow foi usado na produção de 60 Segundos.
- Todos os números do prédios que aparecem nas cenas de abertura começam com o número 7.
- Para os executivos o final era muito pesado para vender, logo, se posicionaram contra. Graças a Brad Pitt e Morgan Freeman, que bateram o pé se recusando a promovê-lo caso a conclusão fosse modificada, o final ficou como está.
- Antes de terminar o roteiro, Andrew Kevin imaginava o William Hurt no papel de Freeman. Dessa vez o resultado final ficou um bilhão de vezes melhor que a imaginação.
- Não só ele, mas Al Pacino também foi cotado para o papel, infelizmente ele estava ocupado com City Hall – Conspiração No Alto Escalão.
- Por muito pouco o mexicano Guilhermo Del Toro não foi o diretor do filme. Segundo ele o filme era pesado e obscuro demais para a sua visão romântica e sombria de cinema.
- Antes de começarem a gravar, Kevin Spacey perguntou ao diretor se deveria raspar sua cabeça para o papel, Fincher respondeu que rasparia se ele raspasse também. O resultado foi os dois carecas durante toda a produção.
- Um outro nome passou pela produção para interpretar o assassino John Doe. O ex-vocalista da banda R.E.M. Michel Stipe foi cotado para o papel, mas, felizmente, não ficou com ele.
- Em contrapartida, Brad recusou uma participação em Apollo 13 – Do Desastre Ao Triunfo para participar de Se7en. Não posso dizer que não gostaria de vê-lo ao lado de Tom Hanks no drama espacial, mas de qualquer forma, sua presença em Se7en é fundamental.
- A única vítima que John Doe mata com as próprias mãos é Tracy, personagem de Paltrow.
- Antes de Fincher assumir o projeto, David Cronenberg (Mapa Para as Estrelas e A Mosca) recusou a chance de dirigir o longa.
- Darius Khondji também revelou sua inspiração. Para ele o reality show americano “Cops”, que acompanhava a rotina de agentes da lei, ajudou a traçar os planos e a compor a imagem de Se7en.
- David Ficher tem um jeito bem único e quando foi perguntado sobre a possibilidade de uma possível sequência disse “eu estaria menos interessado nisso do que em apagar cigarros nos meus próprios olhos”. Acho que isso é um não!
- O nome de Kevin Spacey não é mostrado nos créditos iniciais do filme. Dessa forma o público tem o máximo de choque quando ele aparece na tela.
- O filho de Morgan Freeman faz uma ponta no filme. Ele é o personagem responsável por tirar as impressões digitais dos suspeitos.
- Uma outra versão do começo do filme mostrava o detetive Somerset viajando para o interior em busca de uma casa para fugir do agito metropolitano.
- Por mais que o filme aconteça em uma cidade fictícia, a maior parte das cenas foram filmadas na Califórnia e na Pensilvânia.
- Muitos espectadores afirmam ter visto a cabeça de Tracy no final do filme, mas a verdade é que isso nunca acontece. “fizemos um trabalho tão bem feito que não precisamos realmente mostrar a cabeça na caixa para você saber que ela está lá.” Afirmou David Fincher.
Com sua premissa única, Se7en marcou o imaginário dos filmes de detetive. Sua estética suja e underground povoou a cabeça dos espectadores e ele se ergue como um dos filmes mais relevantes do cinema contemporâneo. Atualmente, Fincher trabalha em Mank, história sobre o roteirista de Cidadão Kane. Pode apostar que vem coisa boa por aí.